MAIS CHUVA

CICLONE: Temporais e vento serão efeitos do fenômeno no Rio Grande do Sul; veja até quando chove

Sul do Brasil é a região que mais preocupa nos próximos 10 dias e que terá os acumulados mais elevados de chuva

Publicado em: 24/10/2023 09:25
Última atualização: 24/10/2023 09:29

Os próximos dias serão de chuva no Rio Grande do Sul, com chance de acúmulo de volumes altos. A chuva é um dos efeitos de um ciclone extratropical que se forma entre esta terça-feira (24) e a quarta-feira (25) no Oceano Atlântico.


CICLONE: Temporais e vento serão efeitos do fenômeno no Rio Grande do Sul; veja até quando chove Foto: Arquivo/GES

A MetSul Meteorologia afirma que o Sul do Brasil é a região que mais preocupa nos próximos 10 dias e que terá os acumulados mais elevados de chuva. A precipitação forte vai atingir principalmente Santa Catariana e Paraná.

Pode chover em todo o Estado no decorrer desta terça. A chuva segue na Grande Porto Alegre até a manhã de quarta, quando o tempo começa a abrir. O sol deve aparecer entre a quarta e a quinta. Na sexta-feira, um novo episódio de instabilidade é esperado.

Nos próximos dias, as mínimas ficam próximas dos 15°C e as máximas perto dos 25°C. Entre a sexta e o domingo, as temperaturas podem se aproximar dos 30°C.

Quais serão os impactos do ciclone no RS?

No RS, a chuva mais forte é esperada entre esta terça e a quarta, devido ao ciclone. A MetSul explica que a uma área de baixa pressão vai estar nesta terça sobre o oceano, a Leste e Sudeste do Estado, onde dará origem a um ciclone. O fenômeno se formará à medida em que essa área se distancia do continente. Assim, o impacto do ciclone será pequeno no território gaúcho.

Ventania é esperada no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas não deve causar estragos. Na costa, as rajadas de vento ficarão, em média, entre 40 km/h e 60 km/h. No Litoral Sul, entre o Chuí e Rio Grande, podem ocorrer rajadas de 60 km/h a 70 km/h.

O vento mais intenso do ciclone vai ficar sobre o mar e não atingirá o continente. A MetSul destaca que o grande impacto o fenômeno em alto mar virá com a frente fria associada ao sistema e que vai causar temporais em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas