CHUVA E VENTO
CICLONE: Saiba qual será a rota do fenômeno que atinge a costa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira de Natal
Instabilidade aumenta à medida em que o ciclone se forma a partir de uma área de baixa pressão que avança para o Estado
Última atualização: 25/12/2023 09:19
A segunda-feira (25), dia de Natal, começou com sol e vento fraco na região metropolitana. Porém, um ciclone extratropical pode mudar o tempo nas próximas horas no Rio Grande do Sul.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
De acordo com a MetSul Meteorologia, nesta manhã a instabilidade aumenta à medida em que o ciclone se forma a partir de uma área de baixa pressão que avança para o Rio Grande do Sul e o Uruguai a partir do Nordeste da Argentina. Assim, podem acontecer tempestades isoladas.
Durante a tarde, a baixa pressão se aprofundará rapidamente na costa gaúcha e vai se intensificar à noite ainda a Leste do Estado e se move para leste.
Na terça-feira (26), o ciclone ganha força, mas já estará se afastando do continente e atuará em mar aberto no Atlântico Sul. Na quarta-feira (27), o ciclone vai estar posicionado ainda mais longe.
Com o ciclone na costa, são esperadas rajadas de vento que se intercalam com vento fraco a moderado por horas.
Conforme a MetSul, podem ocorrer ainda eventos localizados de chuva muito intensa em curto período com acumulados muito altos, capazes de gerar alagamentos e inundações repentinas em algumas cidades. Mas a previsão é que os volumes de precipitação não sejam muito altos.