Um ciclone extratropical atua neste sábado (4) e provoca rajadas de ventos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a ventania mais forte aconteceu na noite da sexta-feira (3), quando foi registrada ventania de 70 km/h no Aeroporto Salgado Filho. Porém, segundo a MetSul Meteorologia, a força do vento foi maior dentro da cidade devido ao efeito da topografia e do relevo.
As rajadas persistiram no amanhecer deste sábado. No sul do Estado, a velocidade do vento variava entre 70 e 80 km/h. Conforme a MetSul, a estação meteorológica oficial de Capão do Leão, na área de Pelotas, registrou rajadas de 75 km/h. Outra estação, ao norte da reserva do Taim, registrou 70 km/h no começo da madrugada.
Embora em muitos municípios a intensidade do vento já alcançou o pico, na manhã deste sábado ainda poderão ser registradas fortes rajadas e até mais intensas do que nas últimas horas, especialmente no litoral e nos Campos de Cima da Serra, com velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.
Quando as rajadas diminuem?
O ciclone se afasta da costa gaúcha no decorrer deste sábado, mesmo que esteja se intensificando, a MetSul afirma que a tendência é que o vento gradualmente diminua no sul e no leste gaúcho. A redução do vento deve ser observada, principalmente, no fim do dia. A noite o vento deverá estar fraco na maioria das localidades.
No domingo (5), com o ciclone ainda mais longe do continente, o dia será de predomínio do sol, vento fraco e temperatura baixa ao amanhecer.
LEIA TAMBÉM