AVISO DE PERIGO

CICLONE: RS tem cinco alertas laranja para tempestades com ventos de até 100 km/h no dia de Natal

Fenômeno se forma e vem em direção ao Estado; chuvas fortes e queda de granizo podem causar estragos no Estado

Publicado em: 25/12/2023 11:39
Última atualização: 25/12/2023 13:03

O dia de Natal será de possíveis tempestades no Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas laranja de perigo para o RS nesta segunda (25). Um ciclone está se formando e vindo em direção ao Estado e Uruguai, saindo do Nordeste da Argentina, aumentando a possibilidade de tempestades.


Dia de Natal poderá ter tempestades no RS por conta de ciclone em formação Foto: Nilson Pedro Wolff/Especial

Ventos intensos de 60 a 100 km/h, chuvas e queda de granizo podem atingir o RS, além de Santa Catarina (SC) e Paraná (PR) durante este primeiro momento de formação, segundo avisos do Inmet. Ainda, todo o litoral gaúcho e catarinense podem ser alvos de fortes ventos na região, com movimentação de dunas, das 12 horas até 23h59 de hoje.

Das 12 desta segunda até 21 horas da noite, o alerta é principal para SC e PR, mas a tempestade pode atingir e causar estragos no Noroeste e Nordeste gaúchos, além da Região Metropolitana de Porto Alegre, com risco de corte da energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Das 15 até 18 horas, pode chover de 30 a 60 milímetros ou de 50 a 100 durante o dia de Natal, nas regiões Sudoeste, Noroeste, Centro Ocidental e Oriental, Sudeste e Nordeste gaúchas, além da Região Metropolitana de POA e no Oeste catarinense.

Das 12 até 15 horas, o aviso abrange o Estado quase completamente, tirando pequenas partes das regiões Noroeste e Nordeste. Já durante as 24 horas completas do dia natalino, o alerta vale para todos os três estados do Sul do Brasil e um pedaço de Mato Grosso do Sul.

Em caso de rajadas de ventos fortes, não se abrigue debaixo de árvores, há o risco de que elas caiam ou sejam alvo de descargas elétricas. Não estacione o carro próximo a torres de transmissão ou outdoors. Caso consiga, o ideal é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia no momento das tempestades. 

Se precisar de ajuda, ligue para a Defesa Civil, no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, o número 193.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas