EFEITOS DO EL NIÑO

CICLONE: Prefeitura de Igrejinha faz alerta contra boatos e garante que barragem "está segura e sem riscos"

Orientação é para que a população evite fazer contato desnecessário com bombeiros e Brigada, deixando linhas livres para chamadas de emergência

Publicado em: 26/09/2023 12:31
Última atualização: 16/06/2024 11:19

A Prefeitura de Igrejinha, no Vale do Paranhana, emitiu comunicado no início da tarde desta terça-feira (26) fazendo um apelo para que a população não compartilhe desinformação sobre o temporal que atinge a região. O Executivo também reafirma notícia veiculada nesta segunda-feira pelo Jornal NH dando conta que "a Barragem das Laranjeiras está atualmente segura e sem riscos".

ARROIO TRANSBORDA E CAUSA TRANSTORNOS EM IGREJINHA NESTA MANHÃ


Igrejinha tem manhã de tempo chuvoso nesta terça-feira Foto: Divulgação

"Não acredite em fake news e não compartilhe informações falsas", pede a Prefeitura. Áudios e textos dando conta de possível rompimento de barragens estão sendo repassados pelas redes sociais, assustando os moradores. Com isso, eles acabam acionando a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, congestionando os canais de comunicação. "E isso dificulta o atendimento de eventuais emergências", esclarece o texto.

VALE DO SINOS REGISTRA ALAGAMENTOS E QUEDA DE GRANIZO

O pedido é para que, neste momento, os telefones da Brigada e dos Bombeiros de Igrejinha não sejam utilizados para pedido de informação sobre nível de rio e arroios. Essas informações são divulgadas pela Prefeitura em seus canais oficiais e também pela imprensa local e regional. Os canais de comunicação das forças de segurança precisam ficar liberados para eventuais urgências. "Seja consciente! Ligue 190 ou 190 apenas em caso de emergência!", pede a Prefeitura de Igrejinha.

A Barragem das Laranjeiras

A Barragem das Laranjeiras foi construída nos anos 1960 entre Canela e Três Coroas. Era parte do projeto de construção de uma usina hidrelétrica na região que nunca saiu do papel. Abandonada por décadas, acabou sendo alvo de vandalismo e de preocupação por parte dos moradores. Entre 2019 e 2020 a Prefeitura de Três Coroas se mobilizou junto ao governo do Estado para buscar uma solução para o problema.

Atualmente a Barragem das Laranjeiras pertence à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que comprou a CEEE-GT. A CSN garante que faz fiscalização permanente na barragem e que não há risco de rompimento ou algo do tipo. A Defesa Civil de Três Coroas também garante que monitora de perto a estrutura e que não existe qualquer indicativo de risco no local.

"É falsa a informação de que a barragem de Laranjeiras, entre Canela e Três Coroas/RS, esteja rompendo. Laranjeiras está em nível normal de segurança, assim como outras barragens da CEEE Geração na região (Salto, Blang, Divisa e Canastra). Não há qualquer risco de rompimento. A Defesa Civil de Três Coroas esteve no local hoje e verificou que o reservatório está vazio, apesar do registro de chuvas na região", reforça em nota a empresa gestora da Barragem das Laranjeiras. 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas