PREVISÃO DO TEMPO
CICLONE: O que esperar dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul nesta terça-feira
Queda de granizo foi registrada no início da manhã na Região Metropolitana de Porto Alegre; veja os detalhes da previsão do tempo para as próximas horas
Última atualização: 16/06/2024 11:29
A terça-feira (26) começou com fortes temporais em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Por volta das 5 horas, queda de grazino foi registrada em cidades como Canoas, onde foi fenômeno aconteceu em bairros como o Mathias Velho.
Temporais também atingem a capital e podem afetar voos do Aeroporto Salgado Filho nesta terça.
A MetSul Meteorologia reforçou nesta manhã o alerta sobre chuva excessiva e tempestades na área de Porto Alegre e região nesta terça-feira. Os volumes mais altos de chuva vão se concentrar em uma faixa entre o Centro do Estado (Santa Maria), os vales, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e parte da Serra.
Somente nesta terça, os acumulados de chuva na capital e na Região Metropolitana serão extremamente altos. Assim, alagamentos e inundações repentinas podem ser registradas. Há um elevado risco ainda de deslizamentos de terra e de encostas com possibilidade de desmoronamento de muros e barrancos. A chuva vem acompanhada por vezes de muitos raios e intensas e frequentes trovoadas.
Durante todo o dia, é muito alta a probabilidade de queda de granizo. O vento sopra com rajadas fortes de 60 km/h a 70 km/h com a chuva, o que agrava o risco de queda de árvores e de cortes localizados de energia elétrica.
Entre esta terça e a quarta-feira (27), um sistema de baixa pressão dará origem a um ciclone na costa do RS, quando o Sul e o Leste do Estado devem ter rajadas de vento. Dessa forma, a chuva seguirá na quarta.