Um ciclone vai contribuir para intensificar o frio nesta segunda-feira (26) na Região Sul do Brasil. Conforme análises da MetSul Meteorologia, essa baixa pressão na costa leste do Rio Grande do Sul não chega a ser intensa, mas fará com que as temperaturas despenquem e repitam marcas negativas nos três estados. Na madrugada deste domingo (25), por exemplo, fez -2,5°C em São José dos Ausentes.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os meteorologistas explicam que o ciclone não oferece riscos, pois trata-se de uma área de baixa pressão com centro de 1010 hPa, ou seja, está longe de ser profunda. Provoca vento, mas não será forte.
Por isso, o impacto maior será em função das baixas temperaturas. Uma vez que o ar seco e mais frio impulsionado pela baixa pressão cobre a Região Sul, a tendência é de um começo de semana com baixas temperaturas de forma generalizada. Há possibilidade de geada.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Os três estados da Região Sul do Brasil, bem como o Mato Grosso do Sul, o Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, do Mato Grosso e de Goiás estão com alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de perigo potencial para declínio de temperatura, até as 18 horas de segunda.
Ciclone na costa pode trazer neve?
É uma possibilidade. Embora a chance seja menor que na última noite, quando nevou em São Joaquim, alguns dados indicam que a circulação de umidade da baixa pode trazer precipitação invernal no Planalto Sul de Santa Catarina e na área de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM