O tempo é afetado por um ciclone extratropical a partir desta terça-feira (28). A chuva dá trégua na maioria das cidades gaúchas. Até a quarta-feira (29), o Estado terá ventos que podem chegar a 90 km/h.
A MetSul Meteorologia afirma que o ciclone já está formado, como pôde ser observado através de imagens de satélite nesta manhã. Segundo a MetSul, a chuva de segunda deu origem a uma ciclogênese. Nesta terça, o fenômeno atua sobre o Atlântico a Leste do Rio Grande do Sul.
O que o ciclone vai causar no RS?
O ciclone não causa chuva, mas traz vento forte, que pode causar transtornos. De forma isolada, podem ser registradas pancadas de chuva, mas serão breves. As regiões Sul e Leste do RS terão ventania.
No Sul e na Campanha, são esperadas rajadas de 70 km/h a 90 km/h, principalmente no litoral sul. Já Porto Alegre terá vento de 50 km/h a 70 km/h. No litoral norte, a previsão é de vento entre 60 km/h e 80 km/h. Com a velocidade do vento, podem se registrados danos como quedas de árvores ou falta de luz em alguns pontos.
Conforme a MetSul, quando ocorrem ciclones, o vento mais forte costuma soprar entre a manhã e o começo da tarde, dominuindo entre a tarde e a noite.
O fenômeno começa a se afastar da costa gaúcha já nesta terça e, no decorrer da quarta-feira, o sistema já se afasta para Leste. Entre quinta e sexta, a tendência é que ele se distancie ainda mais do continente. Na sexta-feira estará longe do Brasil.
O ciclone vai causar ressaca no mar?
Sim. No mar aberto, onde estará o centro do ciclone, o vento pode chegar a 150 km/h. A ventania vai causar forte agitação marítima e ressaca será registrada no litoral. “Em algumas praias do Sul e do Sudeste não protegidas por dunas, o mar pode avançar em ruas perto da praia”, diz a MetSul.
O ciclone vai fazer a chuva parar?
O ciclone fará com que o tempo fique firme no RS. A MetSul considera que “era justamente o que os gaúchos mais precisavam, um sistema meteorológico que mudasse o padrão atmosférico das últimas semanas”. Isso porque ciclones são capazes de impulsionar ar seco a partir do Oeste quando estão na costa.
LEIA TAMBÉM
Publicidade