O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (24), dois alertas para regiões do Rio Grande do Sul que devem ser atingidas por tempestades ao longo da véspera de Natal.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Um dos avisos, válido a partir das 10 horas até as 23h59, é de cor laranja, que indica que o grau de intensidade do evento meteorológico é de perigo. A sinalização é destinada para o Noroeste, Sudoeste e Centro Ocidental gaúchos. O fenômeno também vai atingir parte de Santa Catarina e Paraná.
Conforme o órgão, pode chover entre 30 e 60 milímetros por hora e os ventos podem chegar a até 100 quilômetros por hora. Há risco de queda de granizo. O Inmet destaca que a tempestade pode ocasionar risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O segundo aviso, de cor amarela, começa a valer ao meio-dia e também se encerra às 23h59. O alerta destaca perigo potencial da tempestade que vai atingir a região metropolitana, o Sudeste, o Nordeste, o Noroeste e os centros Ocidental e Oriental do Estado. Cidades catarinenses e paranaenses também serão afetadas.
Para este evento meteorológico, é esperado entre 20 e 30 milímetros de chuva por hora e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora. Também haverá risco de queda de granizo. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Ainda no fim da noite deste domingo, um ciclone extratropical deve se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Recomendações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM