Após uma sexta-feira (22) de temperaturas acima de 35ºC em algumas cidades do Rio Grande do Sul e também de temporais que se formam em algumas regiões e deixa outras em alerta, os gaúchos devem ficar atentos para a formação de um ciclone extratropical nos próximos dias.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno se forma entre o Uruguai e o RS entre o fim do domingo (24) e a madrugada da segunda-feira (25). Ao longo desse dia, o sistema deve se intensificar sobre o Oceano Atlântico na costa gaúcha.
Ainda conforme o prognóstico, na segunda-feira de Natal a convergência de umidade associada ao processo de formação do ciclone e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios de sul, darão origem a formação de áreas de instabilidade em grande parte da região sul do País, com possibilidade de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo.
O Inmet lembra que antes do ciclone se formar, entre essa sexta-feira (22) e o domingo, áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade, provocam temporais no RS. Ainda nessa sexta, há previsão de chuva forte, ventos acima de 70 km/h e queda de granizo. No sábado (23), a instabilidade deve permanecer e provocar mais temporais, com chuva forte e ventania também acima de 70 km/h.
O que esperar
De acordo o Inmet, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26), as rajadas de vento causada pelo ciclone podem ficar entre 80 e 100 km/h na faixa leste do Estado e Santa Catarina.
O Inmet afirma que o sistema ganhará força ao longo de terça, contudo, estará em alto mar. Neste dia, o tempo fica ventoso em toda faixa leste da região Sul e também em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na medida em que o ciclone se afasta, um sistema de alta pressão, com ar frio e seco, favorece a queda nas temperaturas enquanto o sol volta a predominar no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.
LEIA TAMBÉM