Apesar do aumento progressivo das temperaturas desde a quarta-feira (28), e que segue até sábado (31), quando a região metropolitana pode ter marcas acima dos 30°C, um ciclone extratropical vai se formar neste fim de semana com chuva e queda das temperaturas. O fenômeno se iniciará na região do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Conforme a MetSul Meteorologia, o ciclone gerará forte instabilidade na região, impulsionando uma frente fria com chuva ao RS. Os meteorologistas preveem que as correntes de vento precedendo a frente fria intensifiquem o aporte de fumaça ao Estado.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O que vai acontecer é que uma frente quente se forma nesta sexta (30) sobre o Uruguai e o centro da Argentina. À medida que o ar mais quente avançar em direção às latitudes médias da América do Sul, encontra a atmosfera mais fria, o que vai gerar instabilidade.
O que esperar a cada dia?
Embora a nebulosidade se faça presente em várias cidades gaúchas, o tempo firme deve predominar na maior parte do Estado nesta sexta. Não se descarta a possibilidade de que a instabilidade dos países vizinhos possa alcançar pontos do extremo sul do RS.
No Vale do Sinos, a máxima chega aos 26°C, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na Serra gaúcha, aumenta um pouco mais, onde os termômetros podem chegar à marca de 29°C.
No sábado, a precipitação prossegue sobre o Uruguai e aumenta na região de Buenos Aires, capital argentina, com o aprofundamento de uma área de baixa pressão, que começa a dar origem ao ciclone extratropical. O sistema se moverá para norte e instabiliza o tempo com chuva no oeste, no centro e no sul gaúcho no decorrer do dia. Na região metropolitana, a temperatura deve passar dos 30°C.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
No domingo (1º), setembro começa com o ciclone a leste do Rio da Prata com menor intensidade, enquanto que a frente fria traz chuva para pontos do centro para o norte do Rio Grande do Sul, principalmente entre a madrugada e a parte da manhã. No decorrer das horas, espera-se uma melhora do tempo na maioria das localidades.
As temperaturas não devem passar dos 22°C em Novo Hamburgo e em Gramado.
Veja vídeo
O que esperar dos acumulados de chuva?
A MetSul esclarece que projeção de chuva do modelo meteorológico europeu até o começo da próxima semana indica que os acumulados, em geral, serão baixos. Além disso, a precipitação deve ser irregular, o que significa que pode ser que algumas localidades nem registrem chuva.
LEIA TAMBÉM