CHUVA FORTE

CICLONE: Fenômeno de grandes dimensões afetará o tempo no Rio Grande do Sul nesta semana; confira a previsão

Segundo a MetSul, uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva nesta segunda-feira para o Estado

Publicado em: 23/10/2023 08:14
Última atualização: 23/10/2023 08:52

A semana será marcada pelos efeitos de um ciclone extratropical. Uma frente fria associada ao fenômeno avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (23). 


CICLONE: Fenômeno de grandes dimensões afetará o tempo no Rio Grande do Sul nesta semana; confira a previsão Foto: Carla Fogaça/GES-ESPECIAL

A MetSul Meteorologia explica que um ciclone extratropical de grandes dimensões e intenso vai se formar sobre o Atlântico Sul nesta primeira metade da semana. Segundo a MetSul, uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva nesta segunda para o Estado.

Chuva forte é esperada no Oeste, onde os acumulados de chuva na região entre Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Alegrete podem ser altos com riscos de alagamentos. Nas demais regiões, são esperados baixos volumes de chuva. 

"Na terça, o centro de baixa pressão vai estar sobre o oceano a Leste do Uruguai e da foz do Rio da Prata, deslocando-se para Leste, onde começa a se aprofundar com pressão atmosférica de 998 hPa e dará origem a um ciclone extratropical", afirma a meteorologista Estael Sias. As temperaturas variam entre 19°C e 24°C na região metropolitana. 

Haverá vento durante a terça no Uruguai. Rajadas, em média, de 50 km/h a 70 km/h podem ocorrer no Litoral Sul gaúcho entre terça e quarta-feira. Porto Alegre e o Litoral Norte não devem ter ventania intensa com vento médio máximo de 40 km/h a 50 km/h no meio da semana.

"Uma vez que este ciclone vai se intensificar muito sobre o mar e a uma distância maior de terra firme, os impactos de vento não serão grandes no continente", destaca Estael.

Na quarta-feira, o ciclone começa a se afastar. A mínima será de 15°C e a máxima de 24°C e ainda ocorrem pancadas de chuva nos vales do Sinos, Caí, Paranhana e Serra. 

Na quinta, o ciclone se afasta ainda mais e estará posicionado a cerca de mil quilômetros do continente. Na Grande Porto Alegre, o sol aparece e as temperaturas variam entre 13°C e 25°C.

Ciclone pode afetar Centro-Oeste e Sudeste

O grande impacto deste ciclone será gerado pela frente fria associada que vai levar chuva e temporais, alguns fortes a intensos com vendavais e danos, em vários locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil regiões que enfrentam temperatura muito alta. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas