Nas próximas horas desta quinta-feira (2) um ciclone extratropical começa a se formar no oceano, próximo ao território do Uruguai e do Rio Grande do Sul. O processo de formação do fenômeno, chamado de ciclogênese, começa nesta quinta e vai intensificar o vento no Estado.
Qual será a rota do ciclone?
A MetSul Meteorologia divulgou a rota prevista do ciclone, que vai estar formado na sexta-feira (3) e começa a se afastar do Estado no sábado (4). (Veja a imagem abaixo).
Como explica a MetSul, o ciclone desta semana terá pressão muito baixa à medida que se afasta da costa, mas em um primeiro momento, em que sua pressão não for muito baixa, estará próximo ao litoral. Dessa forma, causará vento forte, mas não tão intenso quanto o de julho.
A previsão de trajeto do fenômeno mostra que sua formação será nas costas gaúcha e uruguaia. Na manhã de sexta-feira, a baixa pressão estará sobre o Leste do Rio Grande do Sul e se aprofundará em direção à costa no decorrer do dia.
Na área costeira, a a baixa pressão se tornará um ciclone extratropical que vai estar com seu centro muito perto do litoral sul gaúcho entre o Chuí e Rio Grande, sobre o Oceano Atlântico.
No sábado, o fenômeno estrará sobre o Atlântico, próximo ao litoral gaúcho. No decorrer do dia, seguirá no sentido Leste-Sudeste. Ao mesmo tempo, um centro de alta pressão com ar mais frio começa a tomar conta do Sul do Brasil com sol. No domingo, o ciclone estará distante do RS.
Como a formação do ciclone afeta o tempo nos próximos dias?
Vento forte já será notado nesta quinta-feira no Leste do Rio Grande do Sul. A sexta-feira e o sábado serão de ventania em grande parte do Estado. As rajadas ficarão entre 50 km/h a 80 km/h, mas podem atingir 80 km/h a 100 km/h. O vento mais forte é esperado no litoral sul.
A MetSul afirma que as rajadas podem provocar quedas de árvores, postes e danos estruturais. Além disso, há risco de ressaca do mar. É desaconselhada a navegação com embarcações pequenas na costa e em águas interiores como o Lago Guaíba e a Lagoa dos Patos.
Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 13 e 21°C na região metropolitana. Chove forte e há chance de altos volumes no acumulado do dia.
No sábado, o dia fica nublado nos vales do Sinos, Caí, Paranhana e na Serra gaúcha. A mínima será de 13°C e a máxima de 21°C.
LEIA TAMBÉM