abc+

PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone extratropical profundo traz alto risco de onda de tempestades ao RS

MetSul Meteorologia alerta para fenômeno intenso nos próximos dias

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 21/10/2024 às 11h:16 Última atualização: 21/10/2024 às 14h:07
Publicidade

Ciclones podem ocorrer em qualquer época do ano, contudo, durante a primavera, uma estação de transição, tendem a ser mais intensos. A MetSul Meteorologia alerta para o fenômeno que deve se formar próximo à costa e afetar o RS nos próximos dias.

MAIS SOBRE TEMPO: Quando será o pior do ciclone extratropical: Veja o que vai acontecer dia a dia

Ciclone extratopical intenso deve se formar nesta semana | abc+



Ciclone extratopical intenso deve se formar nesta semana

Foto: @sandrokmuller-Twitter MetSul/Arquivo

AEROPORTO: Salgado Filho retoma operação comercial mais de cinco meses após enchentes

A previsão do tempo aponta para um ciclone profundo, com alto risco para onda de tempestades. “O ciclone desta semana não apenas irá ter pressão atmosférica muito baixa como atuará perto da costa, agravando o risco de transtornos e danos”, descreve a meteorologista Estael Sias.

CLIQUE PARA LER: Piloto de Ivoti participa do comando de voo histórico com retomada de pousos e decolagens no Salgado Filho

O pior do ciclone

O pior da instabilidade está previsto para o período entre a quarta (23) e parte da sexta-feira (25) “com temporais e vento forte a intenso à medida que o centro de baixa pressão atmosférica avança e começa a se aprofundar antes de dar origem ao ciclone”, diz.

A “situação meteorológica potencialmente grave” pode trazer “vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos com danos entre a Argentina, Uruguai, e o Brasil”.

BR-116: PRF faz ação para combater rachas e manobras perigosas de motociclistas

Tudo começa com uma baixa fria que deve alcançar a costa do Chile e parte da Argentina a partir da quarta-feira; na quinta, a baixa pressão se aprofunda sobre o Uruguai, quando o ciclone começa a se formar. 

Na sexta-feira, o ciclone já formado e intenso estará sobre o “Oceano Atlântico, a Leste do Uruguai e a Sudeste do Rio Grande do Sul, gerando vento forte a intenso numa área bastante ampla com rajadas muito fortes em zonas costeiras uruguaias e do estado gaúcho”.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade