Um volume excessivo de chuva atingiu o Norte do Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira (3), deixando cidades como Tupanci do Sul, Itatiba do Sul, entre outras, com estragos e desabrigados.
Em Barra do Rio Azul, uma enchente tomou conta das ruas, chegando a arrastar uma casa e uma viatura da Brigada Militar.
Nas últimas 72 horas, de acordo com a MetSul Meteorologia, até as 15 horas de hoje, Erechim chegou a totalizar 161 milímetros de chuva, seguido de Alpestre com 124, e 96 milímetros em Frederico Westphalen.
O aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul foi o motivo da quantidade de água. Agora, ela está sobre o mar e forma um ciclone extratropical. O ar quente, junto ao giro da baixa pressão, fez com que nuvens carregadas se formassem no Sul do Brasil.
- PREVISÃO DO TEMPO: Ciclone impulsiona forte massa de ar frio e temperaturas podem chegar a 0°C no RS
Afinal, o tempo pode piorar?
Apesar da grande quantidade de chuva e dos estragos causados, o pior já passou. A circulação do ciclone ainda traz água, em alguns pontos do RS, entre esta sexta e sábado (4). Há ainda o risco de pancadas fortes, isoladas e passageiras.
Porém, o tempo tende a melhorar durante o fim de semana, com a chegada de um ar mais seco e frio, de alta pressão atmosférica, no Estado.
LEIA TAMBÉM