Como consequência de uma baixa pressão, o tempo fica instável nesta quinta-feira (2) no Sul do Brasil. Com isso, o feriado de Dia dos Finados deve ser de chuva e tempo muito ventoso, principalmente no Rio Grande do Sul.
De acordo com a MetSul Meteorologia, deve chover em todas as regiões gaúchas. Em vários pontos, a chuva pode ser de moderada a forte, com possibilidade de pancadas isoladamente torrenciais. Temporais com vento e queda de granizo também estão previstos.
O famoso “Vento de Finados”, vento do quadrante Leste que costuma soprar nesta época do ano, vai ser de forte a intenso neste ano no RS. Segundo a MetSul, ele terá mais intensidade no período da tarde para a noite do feriado.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
“Grande parte do Estado terá rajadas de 50 km/h a 80 km/h no decorrer desta quinta, como efeito do contraste de pressão entre centro de baixa pressão sobre o continente, que dará origem a um ciclone amanhã [quinta-feira] ao chegar no mar, e uma alta pressão de 1.025 hPa no Atlântico Sul”, explicam os meteorologistas do portal de notícias de tempo.
Mais um ciclone
A instabilidade maior ocorre na sexta-feira (3). Com a baixa pressão atuando de forma profunda sobre o Estado e migrando para o oceano, o cenário se intensificará e dará origem a um ciclone extratropical na costa do RS. Assim, o risco de tempo severo na região Sul do País será alto na sexta.
“Nuvens muito carregadas vão trazer chuva torrencial, vendavais localizados e queda de granizo durante a sexta nos três estados do Sul”, diz a MetSul, que destaca que o pior da instabilidade desta sexta-feira vai se dar na Metade Norte gaúcha, em Santa Catarina e no Paraná.
Pode haver temporais localizados de fortes a severos e que provoquem danos. A formação de tornados também não podem ser descartadas, conforme a MetSul, por conta da acentuada divergência de vento na atmosfera.
Outra possibilidade é a formação de “uma linha de instabilidade pré-frontal associada ao ciclone no Sul do Brasil com tempestades fortes a severas”. A previsão é que essa situação aconteça entre o final de quinta e começo de sexta-feira, o que tornaria ainda pior o potencial de danos pelo tempo severo.
Já entre a sexta e o sábado (4), a frente fria associada ao ciclone deve avançar para o Norte do Brasil, levando temporais isolados em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste.
LEIA TAMBÉM