abc+

ENTRE SEXTA E SÁBADO

CICLONE EXTRATROPICAL: Como o fenômeno vai afetar o tempo nas próximas horas no Rio Grande do Sul?

No decorrer desta sexta-feira (3), o ciclone vai se intensificar no litoral gaúcho e do Uruguai e gerar temporais

Kassiane Michel
Publicado em: 03/11/2023 às 09h:06 Última atualização: 03/11/2023 às 09h:08
Publicidade

Um ciclone extratropical está em formação na manhã desta sexta-feira (3) na costa do Rio Grande do Sul. Assim, as próximas horas serão de chuva, com ventania no Estado. Nesta sexta, o dia fica ameno, com máxima de 21°C na Grande Porto Alegre.

CICLONE EXTRATROPICAL: Como o fenômeno vai afetar o tempo nas próximas horas no Rio Grande do Sul? | Jornal NH



CICLONE EXTRATROPICAL: Como o fenômeno vai afetar o tempo nas próximas horas no Rio Grande do Sul?

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte com elevados volumes. Além disso, há chance de temporais isolados com forte vento e que podem trazer causar estragos. A instabilidade desta sexta é consequência de uma área de baixa pressão que saiu do Nordeste da Argentina em direção ao RS, dando origem ao ciclone. 

No decorrer desta sexta, o ciclone vai se intensificar no litoral gaúcho e do Uruguai com a pressão central caindo a valores abaixo de 990 hPa. Hoje, uma frente fria associada ao fenômeno avança pela Região Sul com chuva forte. As áreas mais afetadas serão a Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná.

Os altos volumes de chuva nas próximas horas podem trazer alagamentos, inundações repentinas e cheias de rios.

Conforme o ciclone se aprofunda na costa, haverá vento de 50 km/h a 80 km/h, mas que pode chegar a 100 km/h na Lagoa dos Patos.

Qual será a rota do ciclone?

Rota do ciclone extratropical  | Jornal NH



Rota do ciclone extratropical

Foto: Arte Gabriel Renner

A previsão de trajeto do fenômeno mostra que sua formação será nas costas gaúcha e uruguaia. Na manhã de sexta-feira, a baixa pressão estará sobre o Leste do Rio Grande do Sul e se aprofundará em direção à costa no decorrer do dia.

Na área costeira, a a baixa pressão se tornará um ciclone extratropical que vai estar com seu centro muito perto do litoral sul gaúcho entre o Chuí e Rio Grande, sobre o Oceano Atlântico.

No sábado, o fenômeno estrará sobre o Atlântico, próximo ao litoral gaúcho. No decorrer do dia, seguirá no sentido Leste-Sudeste. Ao mesmo tempo, um centro de alta pressão com ar mais frio começa a tomar conta do Sul do Brasil com sol. No domingo, o ciclone estará distante do RS.

Previsão do tempo para o fim de semana

Sábado (4) – As temperaturas variam entre 10 e 21°C no Vale do Sinos. Na Serra, o dia começa um pouquinho mais frio, com mínima de 8°C. O dia começa nublado, mas as nuvens darão lugar ao sol no decorrer do dia. 

Domingo (5) – O tempo segue firme na região metropolitana de Porto Alegre, onde a mínima será de 11°C e a máxima de 25°C.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade