As chuvas já causaram estragos em pelo menos cinco cidades do Norte do Estado, nesta manhã de sexta-feira (3). As cidades afetadas são Iraí, Nonoai, Barão de Cotegipe, Tupanci do Sul e Barra do Rio Azul.
Em Erechim, nas últimas 48 horas, choveu 150,4 milímetros, segundo dados do CEMADEN. Já de acordo com Inmet, o acumulado é de 132. De acordo com o prefeito de Erechim Paulo Polis, choveu 700 milímetros nos últimos 20 dias.
Segundo Polis, havia cinco equipes da prefeitura, mais defesa civil, resolvendo problemas pontuais de deslizamento até esta manhã. A prefeitura também interditou a Avenida Tiradentes e a Rua Augusto Albertoni, na altura do Campo do Esperança e do Bairro Zimmer, por conta das chuvas.
Na noite desta quinta-feira (2), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para inundação do Rio Uruguai, que já estava em níveis elevados a partir de Iraí.
Em vídeos que circulam pelas redes sociais, podem ser vistos os danos causados pelo grande volume de água. No primeiro, é possível ver uma viatura da Brigada Militar sendo arrastada pela enchente. Em outro, uma casa cede e é levada pela água.
???? TEMPO | Inundações repentinas e graves atingiram nas últimas horas cidades do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, como Barão do Cotegipe e Barra do Rio Azul. Havia alerta da MetSul para a região com acumulados de até 100 mm a 200 mm em 24 horas. pic.twitter.com/0p1VoxuKiY
— MetSul Meteorologia (@metsul) November 3, 2023
LEIA TAMBÉM