RISCO DE TEMPORAIS
CICLONE: Como o fenômeno na Argentina vai afetar o tempo no Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira
Uma frente fria, associada ao ciclone extratropical, deve trazer chuva volumosa para todo o Sul do País
Última atualização: 15/04/2024 15:02
Um ciclone extratropical na costa da Argentina deve influenciar o tempo no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Mesmo que o fenômeno permaneça longe do território gaúcho, uma frente fria, associada a ele, deve trazer chuva volumosa para todo o Sul do País entre terça (16) e quarta-feira (17).
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva será generalizada e, em algumas áreas, pode ser forte e acompanhada de raios. Há risco de temporais localizados com rajadas de vento.
A previsão é de volumes acima de 150 milímetros no Rio Grande do Sul e superiores a 400 mm no Leste de Santa Catarina. A forte chuva poderá provocar alagamentos. Porém, não serão registrados temporais em todas as cidades. Onde chove, pode ser registrada queda de granizo e vento forte.
No RS, é esperada instabilidade mais forte no Noroeste, no Oeste, Centro e Campanha. Embora possa chover em outras regiões.
Pode chover nesta segunda-feira?
Já chove em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. A MetSul indica que podem acontecer pancadas isoladas no Oeste do Estado. No decorrer de terça, esse sistema frontal se desloca de Oeste para Leste e atinge todo o território gaúcho, de Santa Catarina e do Paraná.
A frente ainda provoca chuva em pontos de SC e do PR na quarta, mas, no RR, o tempo começa a ficar firme. Na terça, o tempo já começa a melhorar pelo Oeste.
Na segunda metade da semana, conforme a MetSul, um centro de alta pressão vai trazer sol na segunda metade da semana. Com o tempo seco, as manhãs e as noites ficarão amenas ou até frias, principalmente na Serra.