Um novo ciclone extratropical deve atingir o Sul do País na véspera deste Natal, segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na sexta-feira (22). Já nesse sábado (23), o calor e a alta umidade ocasionaram áreas de instabilidade no Norte do Rio Grande do Sul.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Pelo Brasil, além do Estado, a chuva já atinge Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte da região Sudeste, incluindo São Paulo.
Conforme o Inmet, este padrão meteorológico antecede a formação do ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria entre o fim do domingo (24) e o decorrer da segunda-feira (25). A previsão indica risco de chuva forte, ventos acima de 70 quilômetros por hora e queda de granizo.
Ainda segundo o órgão, a formação do fenômeno ocorre entre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, principalmente na madrugada de segunda.
Posteriormente, ele se intensifica sobre o Oceano Atlântico, na costa gaúcha. “A convergência de umidade associada ao processo de formação deste sistema e os encontros de ventos quentes e úmidos de norte e mais frios do sul dão origem à formação de áreas de instabilidade sobre grande parte da Região Sul, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo”, diz o alerta do Inmet.
As rajadas de vento podem ficar entre 80 e 100 quilômetros por hora na faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (26).
Para além do RS
Também na terça, na faixa leste da Região Sul e nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, haverá ventos fortes. Enquanto o ciclone se desloca sobre o oceano, um sistema de alta pressão, com vento frio e seco, favorece a queda nas temperaturas nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e leste da Região Sudeste, incluindo parte de São Paulo.
Em Santa Catarina, o meteorologista Caio Guerra, da Defesa Civil estadual, alertou nesta sexta para o tempo instável no fim de semana, com risco de temporais acompanhados de rajadas de vento e raios. “Estas condições podem provocar transtornos como destelhamentos, quedas de árvores e danos na rede elétrica, assim como alagamentos e enxurradas pontuais”, disse. O alerta incluiu a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí.
LEIA TAMBÉM