Um ciclone extratropical começa a se formar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (27), trazendo chuva, vento forte, ressaca do mar e risco de temporais isolados durante o começo da semana.
O alerta da MetSul Meteorologia descreve que a série de pequenas áreas de baixa pressão vão se formar no RS “darão origem a um centro de baixa pressão mais profundo na costa que vai caracterizar um ciclone extratropical maduro na costa entre terça e quarta-feira”.
O tempo já começa a ficar instável na segunda, com chuva de moderada a forte, com volumes altos (entre 30 e 50 milímetros) em poucas horas. A chuva atinge áreas do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul.
Os efeitos do ciclone devem se estender até o meio da semana. “A instabilidade maior e mais generalizada ocorre na segunda enquanto em parte da terça deve se limitar mais ao Sul gaúcho”.
Sem previsão de repique das cheias
A empresa avalia que não se projeta precipitação excessiva sobre as bacias dos rios que enfrentaram cheia. “Assim a chuva que virá com o sistema não causará um repique significativo de cheia nos rios que cortam os vales, no Jacuí e, por efeito, no Guaíba. Onde mais deve chover é nas bacias dos rios Gravataí, Sinos e nascentes do Caí, mas sem volumes que causem uma grande cheia.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags