O início de semana tem previsão de um cenário climático perigoso para os três estados do Sul do Brasil. Parte desta região tem risco de um forte impacto com a formação de um ciclone bomba. Na análise meteorológica, a MetSul Meteorologia explica que o fenômeno vai causar uma onda de tempestades com risco também para Mato Grosso do Sul e São Paulo.
SAIBA MAIS: Entenda por que o ciclone bomba traz risco de tempestades severas no Sul do Brasil mesmo longe do continente
A mudança no tempo já começa neste sábado (30), mas o alerta meteorológico vale para domingo (1°) e segunda-feira (2). Nestes dois últimos dias, a MetSul descreve que vai “ocorrer uma área de baixa pressão vai se deslocar de Oeste para Leste pelo Centro da Argentina”. Amanhã, “este centro de baixa pressão estará na costa do Uruguai, onde deve começar a se aprofundar rapidamente, dando origem a um ciclone extratropical”.
CONFIRA TAMBÉM: Ciclone bomba e onda de tempestades: Saiba quando chega a chuva e quais áreas serão atingidas no RS
A transformação para ciclone bomba ocorrerá de forma rápida durante a segunda-feira, enquanto o fenômeno extratropical se afasta rapidamente do continente.
“O processo de formação do ciclone, entretanto, deve ser responsável por causar uma onda de tempestades no Sul do Brasil entre amanhã e segunda-feira com a organização de uma linha de instabilidade pré-frontal e a posterior passagem de uma frente fria associada ao ciclone.”
A MetSul avalia que a será uma situação de alto risco principalmente ao final de domingo e começo de segunda. Neste período, a previsão é de “alta probabilidade de tempestades fortes a severas com impactos em grande número de localidades”.
Os temporais podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, postes e colapso de estruturas, conforme a empresa de meteorologia.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina a instabilidade será mais intensa. Os dois estados podem ter fortes e severas tempestades, com chuva torrencial de curta duração e altos volumes, muitos raios, queda de granizo de tamanhos variados e vendavais.
“Existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h.”
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
LEIA TAMBÉM
- Categorias
-
Tags
- CHUVA
- chuva no rs
- CHUVA RS
- ciclone
- ciclone bomba
- CICLONE EXTRATROPICAL
- ciclone rs
- CLIMA
- como está o tempo
- falta de luz
- meteorologia
- METSUL
- MetSul Meteorologia
- paraná
- poste
- previsão do tempo
- rajadas de vento
- Rio Grande do Sul
- santa catarina
- temperatura
- tempestade
- TEMPO
- tempo agora
- temporal
- temporal em santa catarina
- velocidade dos ventos
- VENTO
- ventos