O incomum ciclone subtropical Biguá provocou fortes rajadas de vento nas regiões sul e leste do Rio Grande do Sul desde a noite de sábado (14). Neste domingo (15), uma estrutura veio abaixo em Butiá, deixando feridos, e um avião da Gol precisou fazer pouso de emergência na Base Aérea de Canoas. A rede elétrica também foi atingida.
Com área de concessão mais próxima ao Oceano Atlântico, a CEEE Equatorial reportou “danos severos” na rede. Boletim da noite deste domingo informou que havia 230 mil clientes sem luz.
“Ventos intensos de ciclone estão atingindo os municípios atendidos pela concessionária há mais de 24 horas e causando danos severos nas redes elétricas, motivo pelo qual é prematuro estabelecer previsão de normalização”, informou a CEEE Equatorial.
A distribuidora diz que acionou seu plano de contingência “e equipes estão mobilizadas para restabelecer o serviço o mais breve possível”. A companhia reforçou que são atendidos primeiramente os serviços essenciais, conforme ordem de prioridade.
Este é o 14º temporal que atinge os municípios atendidos pela CEEE Equatorial em 2024. A orientação é para que a população fique longe de fios e cabos ao solo e comunique qualquer incidente pelos canais oficiais de atendimento: WhatsApp (51) 3382-5500 e central de atendimento 0800 721 2333.
A concessionária RGE também confirmou que sua rede foi atingida pelo vendaval, mas não deu detalhes que quantos clientes estavam sem fornecimento de energia na noite deste domingo.
“A chuva e, principalmente, o vento forte atingiram a rede elétrica em ocorrências pontuais nas regiões dos Vales, Metropolitana e Serra. As equipes da empresa trabalham para restabelecer o fornecimento a esses clientes”, informou a empresa.
“A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento”, completa.
Os contatos da RGE são WhatsApp (51) 9-9955-0002, site www.rge-rs.com.br, aplicativo CPFL Energia (disponível para Android e iOS) e call center 0800 970 0900.
LEIA TAMBÉM