O ciclone subtropical Biguá, que se formou sobre o Oceano Atlântico neste sábado (14) e avançou da Zona Sul em direção à Grande Porto Alegre pela Lagoa dos Patos neste domingo (15), segue agindo sobre o Rio Grande do Sul nas primeiras horas desta segunda-feira (16). As fortes rajadas de vento chegaram a 100 km/h neste domingo.
É o que informa a MetSul Meteorologia. Segundo a empresa, entre o fim da noite deste domingo e a madrugada de segunda-feira ainda ocorrem rajadas de vento na região litorânea, porém mais esporádicas à medida em que o ciclone perde força. Pode haver chuva localmente forte.
Ainda segundo a MetSul, até o fim da madrugada desta segunda o centro do ciclone já estará sobre o mar, na costa do Litoral Norte gaúcho, porém mais fraco. “Na sequência, o sistema se afasta mais do continente e enfraquece muito, desorganizando-se a caminho da dissipação”, informou a MetSul.
Com isso, o ciclone subtropical Biguá será rebaixado nas próximas horas de tempestade para depressão subtropical. No entanto, o tempo ainda não firma na faixa leste do Estado. Muitas nuvens vão cobrir a região, onde chove e garoa. Ainda pode haver chuva forte, alerta a MetSul.
“Apesar da instabilidade, podem ocorrer melhorias temporárias com aberturas de sol. Na Fronteira Oeste e no Noroeste do RS, o sol predomina nesta segunda-feira”, adianta a MetSul. Ao longo do dia, a temperatura estará agradável em todo o Estado, com aquecimento maior no Oeste e Noroeste.
LEIA TAMBÉM