TEMPERATURAS EM DECLÍNIO
Ciclone acompanha onda de ar frio no RS; saiba como fica o tempo nesta quinta-feira e no fim de semana
Inmet alerta para queda nas temperaturas entre esta quinta e o sábado no Sul do Brasil
Última atualização: 08/08/2024 08:02
A quinta-feira (8) já amanheceu mais fria do que os últimos dias, com mínima de 13,5°C no Vale do Sinos. Hoje, as máximas não sobem muito e seguirão próximas de 15°C no Rio Grande do Sul. O frio é acompanhado de chuva na manhã desta quinta, mas a instabilidade se afasta do território gaúcho já nesta tarde e, a partir de sexta-feira (9), o sol volta a aparecer entre nuvens.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para queda nas temperaturas entre esta quinta e o sábado. Segundo o órgão, a onda de frio no Sul do Brasil fará com que as temperaturas fiquem até 5°C abaixo da média por um período de até 5 dias. O alerta laranja indica perigo.
Na sexta-feira faz ainda mais frio, com mínimas abaixo de 10°C em todo o Estado.
LEIA TAMBÉM: Chance de neve em Gramado: Relembre quando fenômeno foi registrado na Serra
Ciclone acompanha onda de frio no RS
A MetSul Meteorologia explica que um ciclone extratropical vai trazer vento forte, com risco de rajadas intensas, ao Rio Grande do Sul no final desta semana. O fenômeno acompanha o ingresso de uma massa de ar frio de origem polar no Estado.
O sistema, que começou a se formar na quarta-feira, tende a se intensificar e, ao longo desta quinta, vai migrar para Norte, instalando-se perto da costa de Montevidéu, no uruguai.
CONFIRA: Como funciona o esquema usado por casal de influenciadores de Canoas para sorteio de rifas
Na sexta-feira, o centro do ciclone se moverá no sentido Nordeste e estará na costa do Rio Grande do Sul, junto ao litoral sul. A tendência é que a área de baixa pressão perca força entre sexta e sábado.
O vento já atinge áreas do RS entre a tarde e a noite desta quinta. As rajadas se intensificam em grande parte dos municípios gaúchos na sexta com velocidade de 30 km/h a 50 km/h. No Sul e no Leste do Estado, as rajadas podem chegar a 70 km/h.
"Como não se trata de um ciclone intensa e de grande dimensão, ao contrário, sendo um sistema mais compacto, a sua influência vai durar poucas horas e no sábado o vento já diminui durante o dia. Na sexta, o dia mais ventoso, podem ocorrer problemas isolados como queda de árvores e falta de luz no Sul e no Leste do estado, mas enfatizamos que o cenário esperado é de muito menor risco que os ciclones do ano passado, como o de julho", destaca a MetSul.
Vento fará sensação térmica cair
O vento acompanhado de ar de origem polar acentuará a sensação de frio com baixa sensação térmica, especialmente na noite de sexta. Valores negativos de sensação térmica são esperados em locais de maior altitude, embora a temperatura esteja acima de 0°C na maioria dos pontos.