A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta quinta-feira (2) à noite que ao menos dois municípios reportaram ocorrências nas últimas horas em decorrência da chuva que atinge parte do Estado. Não há registro de feridos, desabrigados e nem de desalojados.
VEJA A ROTA DO CICLONE QUE SE FORMA NA COSTA GAÚCHA
Segundo a Defesa Civil, as ocorrências das últimas horas se concentram em dois municípios da região norte gaúcha. Em Nonoai houve queda de barreira e uma via está interditada. A Defesa Civil diz que ainda não tem detalhes da ocorrência.
Já em Paulo Bento, cidade vizinha de Erechim, arroios e os rios Cravo e Erechim transbordaram. Há alagamentos e danos em pontilhões e bueiros tanto da cidade quanto do interior. A queda de árvores prejudica os deslocamentos na zona rural.
Ainda segundo a Defesa Civil, plantações de trigo e cevada também ficaram embaixo d’água. O milho recém-plantado também foi atingido. Equipes da Prefeitura trabalham no atendimento à população e nos levantamentos dos prejuízos.
A chuvarada que provocou estragos em ao menos dois municípios gaúchos é a mesma que, na madrugada desta quinta, alagou três municípios do oeste de Santa Catarina. Choveu mais de 100 milímetros em menos de 12 horas, segundo a Defesa Civil de SC.
A queda de barreira interdita a rodovia SC-480, que liga Chapecó (SC) a Nonoai (RS). Segundo a Defesa Civil catarinense, um trecho da estrada ficou coberto de lama. A previsão é que o trânsito seja liberado nesta sexta-feira (3) na região.
Ciclone em formação na costa do Rio Grande do Sul
A formação de um ciclone extratropical junto à costa deixa o Rio Grande do Sul em alerta. A previsão é de chuva em parte do Estado entre a noite desta quinta-feira e a manhã desta sexta. À tarde o ciclone já avança para o Oceano Atlântico.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para as regiões sul, leste e norte do RS por conta do ciclone. O alerta é válido das 22 horas desta quinta-feira até as 21 horas desta sexta-feira. Há risco de chuva de até 100 milímetros, vento de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
LEIA TAMBÉM