TEMPORAIS

Chuva volta a preocupar municípios do Vale do Caí

Montenegro trabalha com a possibilidade de o Rio Caí voltar a subir até o final da tarde desta quarta-feira

Publicado em: 19/06/2024 08:47
Última atualização: 19/06/2024 09:02

Depois de começarem a registrar o recuo do Rio Caí ao leito, municípios do Vale do Caí voltam a se preocupar com a chuva que começou a cair na madrugada desta quarta-feira (19), e com a previsão do tempo que prevê grandes volumes para os próximos dias.


Nível do Rio Caí começou a cair, mas Defesa Civil acredita que voltará a subir até o final do dia Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

O coordenador da Defesa Civil de Montenegro explica que choveu bastante nas cabeceiras do rio e que essa água deve chegar ao município até o final do dia. "O excesso de chuva realmente preocupa, mas como essa água vinda da Serra leva em torno de 12 horas para chegar aqui, temos esse tempo para fazer as prospecções e trabalhar por aqui", pontua Clóvis Eduardo Pereira.

Supermercado é multado por vender produtos que ficaram submersos na enchente em Porto Alegre

Em Montenegro, o rio baixa lentamente, apenas 2 centímetros por hora. Na última medição realizada nesta manhã, o nível do rio estava em 6,87 metros, ainda dentro da cota de inundação que é de 6 metros. Há 138 pessoas desabrigadas no município.

Já em São Sebastião do Caí, o rio recua 9 centímetros por hora. Entre a meia-noite e as 6 horas desta quarta-feira, o rio baixou 54 centímetros e está em 10,26 metros. Esse índice indica que o rio saiu da cota de inundação, mas esse nível poderá voltar a subir com a chuva que voltou a cair na madrugada. O município ainda mantém 509 pessoas em seis abrigos.

Aeroporto Salgado Filho reabre em outubro? Entenda o desafio lançado à Fraport

Já a prefeitura de Bom Princípio monitora a situação dos níveis do Rio Caí e do Arroio Forromeco, mas por enquanto, ambos não registram "grande movimentação de água". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas