O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas sobre as tempestades que devem atingir o Estado entre esta quarta (23) e quinta-feira (24).
Conforme o órgão estadual, chuva, ventos fortes, raios e queda de granizo devem atingir as regiões dos vales, Vale do Rio Pardo, Missões, Campanha, Norte, Nordeste, Centro, Serra, litoral norte e região metropolitana do território gaúcho. Os avisos são válidos até o fim da tarde desta quarta.
LEIA TAMBÉM: Abate de drones, estoque de munição e bebida isotônica: O que se sabe sobre ataque a tiros em Novo Hamburgo
Já o Inmet alerta para chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, com ventos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo em praticamente todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e do Paraná. No Estado, a previsão é que a tempestade atinja o Sudoeste, o Noroeste, o Sudeste, o Nordeste, o Centro Oriental, o Centro Ocidental e a região metropolitana.
O aviso de cor laranja, que indica “perigo”, é válido desta quarta até as 23 horas de quinta-feira. Há risco de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, de queda de árvores e de alagamentos.
VEJA MAIS: Calor intenso precede ciclone que deve derrubar as temperaturas na região
Um segundo alerta do instituto, sobre tempestades que devem atingir o Sul do Brasil das 7h30 até as 17 horas de quinta-feira, prevê chuvas superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos devem passar de 100 quilômetros por hora e há risco de queda de granizo.
As regiões gaúchas atingidas devem ser: Noroeste, Sudeste, Sudoeste, Centro Ocidental e Oriental, Serra e região metropolitana. Além disso, o alerta se estende para parte de Santa Catarina e do Paraná.
O Inmet descreve como “grande” o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Orientações do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
LEIA TAMBÉM