PREVISÃO DO TEMPO

CHUVA PRETA: Quais as consequências do fenômeno que pode atingir o RS neste fim de semana

Chegada de frente fria associada a ciclone extratropical deve causar instabilidade em grande parte do Estado

Publicado em: 31/08/2024 09:32
Última atualização: 31/08/2024 09:40

Com a fumaça das queimadas na Amazônia sobre o Rio Grande do Sul, um fenômeno chamado de chuva preta pode atingir o Rio Grande do Sul neste final de semana. 

A mudança na coloração da chuva se deve à "grande quantidade de fuligem em suspensão na atmosfera com uma pluma de fumaça vinda da Bolívia e da região amazônica que avança até o Sul do Brasil", explica a MetSul Meteorologia.

A empresa descreve que, ontem, a Amazônia teve um dos piores dias de fogo da história recente, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Fenômeno já foi registrado no Sul do País em outros anos Foto: Defesa Civil de Santa Catarina / Arquivo

VEJA TAMBÉM: Final de semana deve ser de nebulosidade em Gramado; chuva preta por fumaça não é descartada

Neste sábado (31), mapas meteorológicos mostram um extenso corredor de densa fumaça que se estende do Norte até o Sul do Brasil e o Uruguai.

A chuva em quase todo RS está prevista por conta do avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na região do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. Contudo, a instabilidade deve ter volume baixo e irregular.

EXPOINTER 2024: Tudo o que você precisa saber para o último fim de semana do evento

Entre as consequências, a MetSul explica que "não será surpresa alguma que piscinas, baldes e outras superfícies fiquem com a água escura ou preta como consequência da precipitação de fuligem acompanhando a chuva preta que se prevê ou mesmo que veículos na rua apresentem manchas como se fosse poeira, tal como se viu dias atrás em São Paulo."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas