Com a fumaça das queimadas na Amazônia sobre o Rio Grande do Sul, um fenômeno chamado de chuva preta pode atingir o Rio Grande do Sul neste final de semana.
A mudança na coloração da chuva se deve à “grande quantidade de fuligem em suspensão na atmosfera com uma pluma de fumaça vinda da Bolívia e da região amazônica que avança até o Sul do Brasil”, explica a MetSul Meteorologia.
A empresa descreve que, ontem, a Amazônia teve um dos piores dias de fogo da história recente, de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
VEJA TAMBÉM: Final de semana deve ser de nebulosidade em Gramado; chuva preta por fumaça não é descartada
Neste sábado (31), mapas meteorológicos mostram um extenso corredor de densa fumaça que se estende do Norte até o Sul do Brasil e o Uruguai.
A chuva em quase todo RS está prevista por conta do avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na região do Rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. Contudo, a instabilidade deve ter volume baixo e irregular.
EXPOINTER 2024: Tudo o que você precisa saber para o último fim de semana do evento
Entre as consequências, a MetSul explica que “não será surpresa alguma que piscinas, baldes e outras superfícies fiquem com a água escura ou preta como consequência da precipitação de fuligem acompanhando a chuva preta que se prevê ou mesmo que veículos na rua apresentem manchas como se fosse poeira, tal como se viu dias atrás em São Paulo.”
LEIA TAMBÉM