ALERTA
Chuva intensifica entre esta sexta-feira e sábado com risco de granizo e alagamentos no RS
Algumas cidades gaúchas poderão registrar acumulados de 200 milímetros até o início da próxima semana
Última atualização: 06/03/2024 10:24
A chuva segue no fim de semana no Rio Grande do Sul. A meteorologia alerta que a instabilidade irá se intensificar entre esta sexta-feira (5) e sábado (6). Algumas cidades gaúchas poderão registrar acumulados de 200 milímetros até o início da próxima semana.
Conforme a MetSul Meteorologia, o Estado pode ter volumes muito altos de chuva com alto potencial de transtornos nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para o RS, um indicativo de quão intensa deve ser a chuva em algumas cidades.
Entre hoje e amanhã, a meteorologista Estael Sias explica que "fortes áreas de instabilidade devem se formar e migrar de Oeste para Leste no Rio Grande do Sul com chuva forte, raios e risco de temporais isolados, especialmente de granizo".
Na região metropolitana de Porto Alegre, entre esta sexta e a manhã de sábado, os volumes podem ser muito altos. Segundo a MetSul, volumes de 50 milímetros ou mais podem ser registrados em menos de três horas em alguns pontos do Estado, o que pode causar alagamentos e inundações.
Haverá dois períodos de maior volume de chuva: o primeiro entre a tarde desta sexta-feira e o começo do sábado; e o segundo entre a tarde de domingo (7) e as primeiras horas da segunda-feira (8).
De acordo com modelo de alta resolução WRF analisado pela MetSul, até as 9 horas de domingo serão registrados volumes muitos altos em diversas localidades. Para a Metade Oeste do RS, o modelo chega a sinalizar marcas entre 200 e 300 milímetros.
Na segunda-feira, ainda há previsão de chuva em parte do Estado, mas no decorrer do dia o tempo começa a melhorar com o ingresso de ar mais seco e frio.
Chuva na região
Em Novo Hamburgo, até as 7 horas desta sexta-feira (5), o volume de chuva seguia baixo, com um acumulado de 35 milímetros nas últimas 72 horas. A Defesa Civil do Município explica que a "equipe seguirá em acompanhamento da situação ao longo do final de semana".
Em São Leopoldo, o volume acumulado também seguia baixo nesta manhã. Em Campo Bom, nenhuma ocorrência relacionada a chuva foi registrada entre a quinta-feira e a sexta. Em Sapiranga, foram registrados ventos de fracos a moderado com 5 milímetros de chuva na madrugada.
Em São Sebastião do Caí, entre a manhã de quinta e a manhã de sexta choveu 29 milímetros.
O nível do Rio Caí estava em 1,58 metro nesta manhã.
Na Serra gaúcha, a Defesa Civil de Gramado afirma que não foram registrados estragos nesta madrugada. Já em São Francisco de Paula, choveu em torno de 20 milímetros desde a quinta-feira.
Máximas de quase 30°C no fim de semana
No sábado e no domingo, as temperaturas variam entre 18°C e 26°C na região metropolitana. As máximas de quase 30°C são consideradas atípicas para o outono. Na segunda-feira, a máxima fica abaixo dos 25°C na região.
Confira a previsão do tempo