O Rio Grande do Sul voltou a ser atingido pela chuva em dias consecutivos e nas últimas horas, o tempo continuou instável em parte do Estado. Mesmo com precipitações em menor volume, onde o maior registro aconteceu em Santa Rosa, com 50 milímetros entre a meia-noite e 6 horas, a sequências de dias chuvosos pode causar alagamentos. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na madrugada desta quinta-feira (20), as áreas de instabilidade mais forte atuaram com chuva localmente forte, raios e trovoadas no Norte e Noroeste do RS. Já na sexta-feira (21), as precipitações devem voltar a se generalizar pelo Estado, com volumes elevados no Centro e Norte.
No sábado (22), um calor fora de época vai marcar o terceiro dia do inverno no Rio Grande do Sul. Na região metropolitana os termômetros devem atingir os 30°C. O ar quente, combinado com uma frente fria, traz a chuva de volta no domingo (23).
Conforme a Metsul Meteorologia, o quadro de instabilidade é acompanhado de um “rio atmosférico”, carregando a umidade da região amazônica para o Rio Grande do Sul. Outro fator que facilita a permanência da chuva é a massa de ar seco e quente no Centro do Brasil, agindo como bloqueio atmosférico.
Portanto, a tendência é de que o clima chuvoso se mantenha no Estado no decorrer da próxima semana. Além disso, a partir da segunda-feira (24), o frio também deve ser mais intenso, com as máximas não ultrapassando os 20°C.
LEIA TAMBÉM