abc+

METEOROLOGIA

Chuva forte, frente fria e abafamento: Confira como fica o tempo nas próximas horas no RS

Em algumas cidades gaúchas, pode chover o esperado para dois meses apenas neste fim de semana

Stefany de Jesus Rocha
Publicado em: 06/05/2023 às 17h:46 Última atualização: 06/03/2024 às 10h:06
Publicidade

O alerta de grande volume de chuva para este fim de semana no Rio Grande do Sul se mantém, afirma a MetSul Meteorologia. De acordo com os especialistas, a instabilidade deve estar presente em todo o território gaúcho neste sábado (6) e domingo (7).

Registro da chegada da chuva a Novo Hamburgo a partir do bairro Vila Nova



Registro da chegada da chuva a Novo Hamburgo a partir do bairro Vila Nova

Foto: Grazi Sauer Branco/Especial

As condições para precipitações muito intensas, conforme explica a MetSul, são formadas por conta da atmosfera que se encontra mais aquecida e com umidade trazida por um rio atmosférico originado na Amazônia e que desce até o território gaúcho. A presença desse ar quente e úmido, principalmente na metade Norte do Estado, é determinante para a instabilidade.

Apesar da previsão de pancadas de chuva em todo o RS, com o ingresso deste ar mais quente pelo Norte, elas se tornam mais intensas no Oeste, no Centro, no Sul e em parte do Leste gaúcho. Em alguns locais do Estado, são esperadas inclusive chuvas torrenciais, acompanhadas de raios e trovoadas.

Assim, em diversas cidades do Oeste e do Sul do Estado, bem como em pontos da região central, as precipitações podem passar de 100 mm neste fim de semana, não sendo descartada a possibilidade de a chuva somar de 150 a 200 mm em algumas regiões – o que equivale a quase dois meses de chuva em apenas dois dias.

Transtornos

Os especialistas alertam que, por conta do alto volume de chuva que é esperado, é grande também a possibilidade de transtornos em alguns municípios. Neste cenário, o risco de alagamentos, inundações e transbordamento de arroios e córregos é elevado.

No entanto, cidades como Bagé e Caçapava do Sul, por exemplo, podem ser beneficiadas pela chuva forte, já que as barragens nestes locais se encontram em níveis críticos, inclusive havendo restrições no uso da água.

Ar quente e frente fria

Neste sábado, uma frente quente chegou ao RS. Por conta disso, em alguns pontos do Estado pode ter havido sensação de abafamento, principalmente na metade Norte. Já nos locais onde houve maior volume de chuva, a temperatura subiu menos.

No domingo, no entanto, a chegada de uma frente fria traz chuva logo cedo para o Oeste, parte do Centro e também para o Sul gaúcho. Nas demais áreas do território, o sol aparece com nuvens e chuvas isoladas, além de temperaturas altas e muito abafamento durante o dia.

Contudo, com o deslocamento da frente fria, na parte da tarde para a noite, deve chover em todas as regiões do Estado, com pancadas localmente fortes e elevados volumes. No encontro do ar frio com o ar quente, haverá formação de nuvens e risco de temporais e ventanias fortes em alguns pontos.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade