abc+

Temporal

Chuva e ventos fortes causam estragos em Nova Santa Rita

Bairro Berto Círio e Vila Esperança foram os mais atingidos. Cerca de 100 casas foram destelhadas. Não há feridos.

Publicado em: 12/11/2023 às 12h:52 Última atualização: 12/11/2023 às 12h:54
Publicidade

Na madrugada deste domingo (12) uma chuva intensa, acompanhada de vendaval, atingiu as regiões de Nova Santa Rita e Canoas. O bairro Berto Círio e a Vila Esperança, em Nova Santa Rita, foram os mais afetados, resultando no destelhamento de mais de 100 residências, dezenas de árvores e postes caídos e queda de muros e estruturas. Apesar dos estragos materiais, nenhuma pessoa ficou ferida.

Por volta das 2h30, equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, já estavam nas ruas auxiliando as famílias que tiveram suas casas atingidas. Centenas de metros de lonas foram distribuídas pela Defesa Civil ainda na madrugada e máquinas da Secretaria de Serviços Públicos iniciaram a desobstrução das vias que estavam interrompidas por árvores, estruturas metálicas e outros tipos de materiais que voaram com a força dos ventos.

O prefeito Rodrigo Battistella acompanhou pessoalmente, durante toda a madrugada, o trabalho das equipes e conversou pessoalmente com os moradores. “Tivemos um vento concentrado, acima da média, que atingiu a Vila Esperança e o bairro Berto Círio, que acabou sofrendo grandes prejuízos. É uma cena muito triste, mas graças a Deus, ninguém ficou ferido”, salienta.

Observa que a destruição foi algo muito concentrado e que atingiu de maneira devastadores apenas as duas localidades. “Nossa Secretaria de Saúde disponibilizou ambulâncias, que levaram moradores até a unidade de saúde ou foram atendidas no local. Muitas pessoas com oscilação na pressão, em função da situação abrupta e isolada. Estamos ininterruptamente auxiliando nossa comunidade e vamos passar por isso”, expressa Battistella.

Gabinete de Crise
Criado neste ano, o Gabinete de Crise foi acionado durante a madrugada, assim que os primeiros pedidos de ajuda chegaram. O Gabinete é um grupo focado em situações de risco, preparado para enfrentar crises de forma emergencial e integrada. O objetivo é proporcionar um atendimento rápido à comunidade que mais precisa. Battistella observa que o trabalho do Gabinete foi muito efetivo no atendimento aos atingidos. “Assim foi e assim seguirá ao longo do domingo e dos próximos dias, até que a situação se normalize”, garante.

Equipes de emergência Nova Santa Rita
Brigada Militar: 190
Defesa Civil: 989.228.949 (telefone e whatsapp)
Gabinete de Crise: 989.458.200 (telefone e whatsapp)

 

Canoas não teve ocorrências
Apesar do vento ter sido forte, foi em menor intensidade do que na cidade vizinha. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) até a manhã deste domingo, não havia registros de residências alagadas ou danificadas durante o temporal. Porém foram identificados pontos de alagamentos em vias públicas, problemas que foram solucionados por equipes da Secretaria de Obras que realizaram o trabalho de desobstrução de bueiros.

Monitoramento
De acordo com o secretário adjunto do Eclima, Igor Sousa, não houve pedidos de resgates mas, mesmo assim, as equipes da Defesa Civil seguem nas ruas. Aponta, ainda, que as casas de bombas estão funcionando normalmente, o que ajuda no escoamento efetivo da água. “Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras seguem monitorando a situação.”

Equipes de emergência Canoas
Defesa Civil: (51) 3476-3400 ou 99322-5764
Guarda Municipal: 153
Trânsito: 156
Corpo de Bombeiros: 193

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade