A região do Vale do Sinos teve nesta quinta-feira (23) o equivalente a 80% da média história de chuva do mês de maio, que nos últimos 30 anos é de 172 milímetros. Entre a madrugada (3 horas) e a noite (21 horas) o acumulado em Novo Hamburgo foi de 136 milímetros e, em Portão, de 138 milímetros.
A informação é do ex-coordenador da Defesa Civil de Portão, Marco Müller, a partir de dados extraídos de estações meteorológicas particulares. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Campo Bom registrou acumulado de 81,2 milímetros ao longo da quinta-feira.
Os dados ajudam a explicar por que o nível do Rio dos Sinos subiu nesta quinta-feira. Segundo a Prefeitura de Campo Bom, às 21h20 o nível estava em 5,99 metros. Às 16h20 o nível no mesmo ponto estava em 5,78 metros. “O nível de enchente é de 7,20 metros”, informou a Prefeitura.
O rio estava subindo também em Novo Hamburgo e em São Leopoldo. Em Novo Hamburgo o Arroio Luiz Rau chegou a transbordar na noite desta quinta-feira na região central da cidade, junto à rótula do Colégio Marista Pio XII. Em São Leopoldo, trecho da Avenida D. João Becker também voltou a ficar alagado, preocupando os moradores.
Para esta sexta-feira (24) a previsão é de mais chuva em toda a Grande Porto Alegre, mas em menor intensidade que o registrado nesta quinta. Segundo a MetSul Meteorologia, o dia será de chuva e muitas nuvens em toda a região. “A chuva pode ser forte em alguns momentos”, alerta.
Ainda segundo a MetSul, massa de ar frio de forte intensidade ingressa ao longo do dia e a temperatura despenca, com muito frio à noite, quando ocorrem as mínimas do dia. “O vento sopra de moderado a forte, com muito baixa sensação térmica”, informa a MetSul.
No sábado (25) o tempo melhora e o sol aparece com nuvens durante o fim de semana na Grande Porto Alegre e região dos Vales. As madrugadas serão muito frias na região e as máximas, à tarde, serão baixas, especialmente no sábado. A tendência é que a chuva volte na segunda-feira.
LEIA TAMBÉM