Durante o ano de 2022, a Operação Choque de Limpeza contabilizou o recolhimento de mais de 70 mil toneladas de lixo irregular das ruas de Canoas. O total equivale a mais de 8.700 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras, eletrodomésticos e demais materiais, que poderiam ter sido descartados de forma gratuita em um dos cinco Ecopontos.
“O descarte irregular de lixo é um problema grave que nós estamos enfrentando, que prejudica a cidade, a população e o meio ambiente. Sem a conscientização das pessoas, a Prefeitura não vai conseguir dar conta”, destaca o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques. “Queremos que o canoense nos ajude a manter a cidade limpa, fazendo o descarte na coleta seletiva ou nos nossos Ecopontos. A limpeza da cidade é de responsabilidade de todos nós. Se cada um fizer a sua parte, vamos resolver esse problema.”
O secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlete, reforça o pedido para que a população faça o descarte correto nos Ecopontos. “Trabalhamos muito para manter a cidade limpa, mas contamos com o apoio da população, seja fazendo o descarte correto e denunciando aqueles que insistem em jogar lixo nas ruas, pois se trata de um crime.”
Somente neste ano, a Prefeitura precisou desembolsar mais de R$ 8 milhões para manter a cidade limpa. Caso o descarte fosse realizado de forma correta, esta verba poderia ter sido utilizada para outras ações sociais, como a aquisição de mais de 50 mil cestas básicas ou beneficiar 10 mil pessoas com o auxílio emergencial canoense, por exemplo.
LEIA TAMBÉM
Resquícios do temporal
Após mais de dois meses de atuação e 21.973 toneladas de material recolhidos das ruas, o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas finalizou os trabalhos no final de dezembro. O mutirão passou por todos os bairros e regiões da cidade, com o objetivo de acabar com os resquícios do temporal de agosto. As equipes das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e das Subprefeituras atuaram de forma conjunta, desde o dia 4 de outubro, contabilizando a retirada de 2.830 caminhões de lixo das ruas.
As oito cooperativas de reciclagem de Canoas receberam e encaminharam para serem reciclados mais de 2.300 toneladas de materiais. Entre os resíduos reciclados estão papel, plástico, vidro, metal, alumínio, óleo de cozinha entre outros. Neste levantamento está incluso o trabalho da Coopertec.
Saiba mais
Ecoponto Nazário
Nordeste | Guajuviras
Local: Estrada Passo do Nazário (Acesso ao aterro sanitário), Bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança
Local: Avenida Esperança, 1346 – Bairro Guajuviras
Ecoponto Espumoso
Local: Rua Espumoso, 315, Bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770, Bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, 1.560, Bairro Niterói
Os locais abrem diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para mais informações sobre os Ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.
A Prefeitura reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86.
- Categorias
- Tags