abc+

DESCARTE IRREGULAR

Choque de Limpeza em Canoas contabilizou 70 mil toneladas de resíduos recolhidos

Total recolhido é equivalente a mais de 8.700 caminhões cheios de lixo

Publicado em: 03/01/2023 às 11h:32 Última atualização: 11/01/2024 às 12h:54
Publicidade

Durante o ano de 2022, a Operação Choque de Limpeza contabilizou o recolhimento de mais de 70 mil toneladas de lixo irregular das ruas de Canoas. O total equivale a mais de 8.700 caminhões cheios de galhos, resto de obras, madeiras, eletrodomésticos e demais materiais, que poderiam ter sido descartados de forma gratuita em um dos cinco Ecopontos.

Lixo irregular foi coletado em bairros de Canoas



Lixo irregular foi coletado em bairros de Canoas

Foto: Gustavo Garbino/PMC

“O descarte irregular de lixo é um problema grave que nós estamos enfrentando, que prejudica a cidade, a população e o meio ambiente. Sem a conscientização das pessoas, a Prefeitura não vai conseguir dar conta”, destaca o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques. “Queremos que o canoense nos ajude a manter a cidade limpa, fazendo o descarte na coleta seletiva ou nos nossos Ecopontos. A limpeza da cidade é de responsabilidade de todos nós. Se cada um fizer a sua parte, vamos resolver esse problema.”

O secretário de Serviços Urbanos, Lucas Garlete, reforça o pedido para que a população faça o descarte correto nos Ecopontos. “Trabalhamos muito para manter a cidade limpa, mas contamos com o apoio da população, seja fazendo o descarte correto e denunciando aqueles que insistem em jogar lixo nas ruas, pois se trata de um crime.”
Somente neste ano, a Prefeitura precisou desembolsar mais de R$ 8 milhões para manter a cidade limpa. Caso o descarte fosse realizado de forma correta, esta verba poderia ter sido utilizada para outras ações sociais, como a aquisição de mais de 50 mil cestas básicas ou beneficiar 10 mil pessoas com o auxílio emergencial canoense, por exemplo.

Resquícios do temporal

Após mais de dois meses de atuação e 21.973 toneladas de material recolhidos das ruas, o Mutirão de Limpeza da Prefeitura de Canoas finalizou os trabalhos no final de dezembro. O mutirão passou por todos os bairros e regiões da cidade, com o objetivo de acabar com os resquícios do temporal de agosto. As equipes das Secretarias de Obras, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e das Subprefeituras atuaram de forma conjunta, desde o dia 4 de outubro, contabilizando a retirada de 2.830 caminhões de lixo das ruas.

As oito cooperativas de reciclagem de Canoas receberam e encaminharam para serem reciclados mais de 2.300 toneladas de materiais. Entre os resíduos reciclados estão papel, plástico, vidro, metal, alumínio, óleo de cozinha entre outros. Neste levantamento está incluso o trabalho da Coopertec.

Saiba mais

Ecoponto Nazário
Nordeste | Guajuviras
Local: Estrada Passo do Nazário (Acesso ao aterro sanitário), Bairro Guajuviras

Ecoponto Esperança
Local: Avenida Esperança, 1346 – Bairro Guajuviras

Ecoponto Espumoso
Local: Rua Espumoso, 315, Bairro Mathias Velho

Ecoponto Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770, Bairro Rio Branco

Ecoponto Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, 1.560, Bairro Niterói

Os locais abrem diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 12h e das 13h às 18h. Para mais informações sobre os Ecopontos e quais tipos de materiais podem ser descartados, acesse www.canoas.rs.gov.br/servicos/ecopontos/.
A Prefeitura reforça: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade