Na última semana, o tom esmeralda tomou conta de todo o litoral norte do Rio Grande do Sul. Águas mais quentes e transparentes fizeram a alegria dos banhistas. No entanto, segundo a MetSul Meteorologia, esse cenário tem data para mudar de cor.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, a passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico nesta quinta-feira (02) vai alterar a direção do vento. “Essas correntes de águas mais quentes da região tropical ao Rio Grande do Sul favorecem essa condição de mar mais limpo. Agora, passando a frente fria, o vento muda para o quadrante sul”, comenta. Desta forma, sedimentos do fundo do oceano vão vir para superfície, propiciando a proliferação de algas e devolvendo o tom marrom para o litoral gaúcho.
Tempo muda no primeiro dia de 2025
Antes disso, análise meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuvas para esta quarta-feira (1º), com tempo nublado para o primeiro final de semana de 2025 e um clima mais ameno, com vento sul e sudeste, reduzindo as temperaturas.
Mas, ao longo do verão, de acordo com a meteorologista, o predomínio será de tempo seco. “Devemos ter um verão que, em janeiro e fevereiro, vai reduzir bastante a previsão de chuva. Haverá sistema de bloqueio que vai favorecer a chegada de vento norte e correntes marítimas da mesma direção. Essas são nossas perspectivas”, ressalta Estael. Desta forma, o clima quente retorna e a água do mar deve retomar o tom esmeralda registrado desde o Natal em todo o litoral norte.
LEIA TAMBÉM