Antes da chegada da chuva nesta segunda-feira (12), as temperaturas em partes do no Rio Grande do Sul, como na região metropolitana e dos vales, passaram dos 40°C e os índices de sensação térmica foram maiores ainda. Conforme a MetSul Meteorologia, os picos de temperatura foram causados pela aproximação de uma frente fria que reforçou o ingresso de ar quente.
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Em Campo Bom foi registrada a máxima mais alta do ano até o momento: 38,4°C. Já a sensação térmica na cidade chegou a 45°C.
Mas o calor está com as horas contadas, já que a frente fria que nesta segunda-feira passou pela Argentina e pelo Uruguai, avançará pelo Estado na terça-feira (13). Com isso, a onda de calor, que durou duas semanas, chegará ao fim.
Durante a terça, a previsão é de chuva em todo o território gaúcho. Em algumas cidades, a instabilidade deve começar ainda durante a madrugada ou pela manhã. Antes da chegada da chuva, o sol poderá aparecer com nuvens em alguns pontos, onde inicialmente estará calor.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
Com a passagem dessa frente fria pelo Estado há risco de chuva localmente forte a intensa, bem como a possibilidade de temporais, vendavais e queda de granizo de forma localizada.
Nesse cenário, as temperaturas pela tarde devem ficar cerca de 10°C mais baixas do que as registradas nesta segunda. Em alguns municípios, é provável que os termômetros cheguem a baixar 15°C. Em muitas regiões, as máximas do dia serão registradas entre a madrugada e a manhã, já que após a chuva o tempo irá refrescar.
LEIA TAMBÉM