abc+

TRABALHOS INICIADOS

Cerca de 10 mil pontos de luz já foram cadastrados por consórcio da PPP de iluminação pública

Instalação das luminárias devem começar entre o final de fevereiro e início de março

Juliano Piasentin
Publicado em: 26/10/2023 às 11h:52 Última atualização: 26/10/2023 às 11h:52
Publicidade

Começou há cerca de 15 dias o cadastro dos mais de 30 mil pontos de luz espalhados por Canoas. A responsabilidade é do consórcio IP Canoas, vencedor da concessão de Parceria Público-Privada (PPP) na iluminação pública municipal. Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, já foram cadastrados cerca de 10 mil pontos, ou seja, um terço do total. “Todos os prazos estão sendo cumpridos sem atrasos.”

PPP começou o cadastro da iluminação pública



PPP começou o cadastro da iluminação pública

Foto: Thiago Guimarães/ PMC-Ecom

A previsão para a finalização do serviço é de mais 60 dias. “O cadastro que está sendo feito é de todos os postes da cidade. Estão sendo relacionados o tipo, a potência da lâmpada, se existe transformador no local e outras especificações técnicas.” A Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU) comunica que todos os pontos cadastrados serão monitorados por um sistema de telegestão, através de um Centro de Controle e Operações (CCO). Essa ferramenta deve garantir maior qualidade aos serviços, principalmente quando se trata de problemas e troca de lâmpadas queimadas.

Sem local definido

Segundo o secretário, a primeira etapa começou pela Praça do Avião, passando pelos bairros Marechal Rondon e Igara. No entanto, isso não significa que os mesmos locais sejam os escolhidos para as instalações. “Ainda não definimos, criamos uma comissão com nove membros e devemos decidir na próxima reunião.”

Apesar dessa indefinição, Lacerda anunciou que a nova iluminação pública deve começar a operar entre o final de fevereiro e início de março. “Estamos trabalhando com esse prazo, a partir dali, até o fim do primeiro semestre devemos ter a totalidade dos pontos de luz instalados.” A Prefeitura também contratou uma empresa para auxiliar na fiscalização.

Relação é boa

No que se refere à relação com o IP Canoas, já que o modelo de PPP é inédito na cidade, Lacerda afirma que está sendo positiva. “Não temos realmente nada do que reclamar. Está sendo muito boa, recentemente vieram até a Prefeitura para nos reunirmos.”

O consórcio conta com sete empresas: Fort Nort, CGE, Henerge, RH Engenharia, Seven. STE e Expresso Charqueadas. Destas, duas fazem parte da PPP da iluminação em Porto Alegre, significando experiência para o projeto canoense. ”A PPP trará eficiência, segurança e maior qualidade”, completa o secretário.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade