abc+

EM BOM PRINCÍPIO

Centro Cultural Lorenzo e Pietro Dessotti: Irmãos músicos que morreram em acidente de carro são homenageados em Bom Princípio

A partir desta segunda-feira (22), o Centro de Cultura e Eventos da cidade, localizado no Parque Municipal, passou oficialmente a receber o nome dos irmãos

Eduardo Amaral
Publicado em: 22/07/2024 às 22h:06 Última atualização: 23/07/2024 às 00h:10
Publicidade

Os músicos Lorenzo e Pietro Dessotti terão seus nomes eternizados na cidade de Bom Princípio. Os dois agora dão nome ao Centro de Cultura e Eventos da cidade, localizado no Parque Municipal, que a partir desta segunda-feira (22) passou oficialmente a se chamar Centro Cultural Lorenzo e Pietro Dessotti.

LEIA TAMBÉM: BR-116: Entenda por que radar fixo instalado na entrada de Ivoti está desligado



Ambos faleceram em um trágico acidente de carro na manhã do dia 8 de julho do ano passado quando viajavam pela RS-122 para uma apresentação da Orquestra WBK, a qual integravam. Os irmãos estavam acompanhados pela musicista Daniele Schwab, 22 anos, que também morreu no acidente. O carro em que o trio viajava perdeu o controle no quilômetro 39 da rodovia e invadiu a pista contrária, colidindo na lateral de um caminhão.

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Vindos de uma família pioneira no ensino de música na cidade e na região do Vale do Caí, os jovens artistas deixaram um legado de amor à música e ao ensino. “Sem o Lorenzo não estaria na orquestra, e o Pietro me mostrou a música na origem”, diz Pedro Zimmer, 14 anos, que iniciou os estudos em 2022 e teve aulas com os dois músicos.

Pedro também lembra do choque ao saber das mortes dos dois professores. “Era uma relação muito boa, via os dois frequentemente. Foi chocante, não dava para acreditar, foi muito difícil”.

Emoção e orgulho

Maestro que ao lado da esposa e musicista, Nina, foi precursor do ensino de orquestra na cidade, Davi Dessotti, fala que ver os filhos darem nome ao espaço onde a família se reuniu incontáveis vezes em ensaios é uma emoção constante. “Já entrei aqui e chorei e vou chorar sempre”.

Desde pequenos, Lorenzo e Pietro Dessotti frequentavam o local que agora leva o nome deles | abc+



Desde pequenos, Lorenzo e Pietro Dessotti frequentavam o local que agora leva o nome deles

Foto: Arquivo Pessoal

Para marcar o momento no local onde os dois irmãos passaram boa parte da infância e adolescência, a orquestra fez uma apresentação com algumas das canções favoritas dos irmãos.

Davi foi quem usou a palavra durante a cerimônia, e falou sobre a importância para a família de se eternizar o nome dos filhos no espaço. “Vocês eram testemunhas do que os meninos faziam na vida artística, ficamos muito emocionados, ter meus filhos homenageados é muito mais do que se fosse comigo.”

História com o local

A proposta de dar o nome dos irmãos ao Centro de Eventos partiu diretamente do gabinete do prefeito, Fábio Persch, que lembrou a forte relação da família Dessotti com a cultura da cidade, já que conta também com a participação de Sophia, irmã mais velha de Pietro e Lorenzo, que também é musicista.

LEIA AQUI: Carro é “engolido” por cratera no bairro Santo Afonso; veja imagens

No caso dos dois irmãos que faleceram juntos em 2023, o local também serviu como extensão de casa. “Eles cresceram correndo pelo Centro de Eventos, foram juntos crescendo ao longo dos anos”, destacou Persch.

O sentimento mútuo foi resumido na sentença de Davi ao falar o que representa o local, com capacidade para 491 pessoas, para a família Dessotti. “É a nossa casa.” A cerimônia de batismo do centro foi realizada na data que marca o começo das atividades de formação dos professores municipais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade