ESTÂNCIA VELHA

Centenas de professores protestam contra proposta de mudança no plano de carreira; veja alterações apresentadas pela prefeitura

Administração diz entender a insatisfação, mas garante ser necessária a mudança

Publicado em: 17/11/2023 11:11
Última atualização: 17/11/2023 11:11

A Sociedade Canto Lyra sediou nesta quinta-feira (16) uma assembleia da Associação dos Professores de Estância Velha (ASSPE), reunindo educadores da rede municipal em uma discussão sobre propostas de alterações no plano de carreira apresentadas pela Prefeitura.

A assembleia contou com a participação dos associados da ASSPE, bem como do Simev - Sindicato dos Municipários de Estância Velha e da Administração Municipal. Centenas de pessoas protestavam usando camisetas pretas e frases contra a Prefeitura e a favor dos professores.


Centenas de professores e apoiadores estiveram presentes Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A presidente da ASSPE, professora Michele Nunes Cardoso, relatou que a diretoria foi convocada para uma reunião na última sexta-feira (10), onde se depararam com um cenário de crise econômica apresentado pelas secretarias de Educação e de Gestão e Finanças.

A proposta, segundo Cardoso, inclui a retirada de duas classes, extinção do merecimento do triênio, eliminação do abono de permanência, redução do pagamento de férias dos professores de 45 para 30 dias, entre outras mudanças.

A professora expressou preocupação com o prazo proposto para tais alterações, alegando que a categoria não teria tempo hábil para discutir adequadamente as mudanças antes do projeto ser enviado à Câmara até dezembro.

Problemas para a educação

Cardoso destacou que o reajuste proposto não garante o pagamento do piso salarial em dia a partir de 2024. Além disso, levantou a preocupação de que as mudanças no plano de carreira poderiam resultar na diminuição de verbas e na perda de professores, questionando se a educação em Estância Velha está sendo considerada um gasto ou um investimento.

“Fazendo a alteração no plano de carreira da categoria, eles não impactam só nós. Impactam a educação no geral, porque o município não se tornará atrativo para nenhum professor”, disse.

Cardoso enfatizou a posição da ASSPE de não aceitar perdas e ressaltou a importância de um diálogo efetivo para encontrar soluções que beneficiem tanto os professores quanto a qualidade da educação no município.

O que diz a Prefeitura


Secretário de Gestão, João Victor Torres Penso, mostrando as finanças do município Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O secretário de Gestão, Governança e Finanças, João Victor Torres Penso, destacou a intenção da Prefeitura de Estância Velha em negociar alterações nos planos de carreira dos professores municipais.

"Entendemos a categoria, é óbvio, estamos mexendo nos dois planos de carreira em vigor no momento. Não será uma discussão de cima para baixo; vamos negociar com a categoria. Já iniciamos uma conversação, reconhecendo a necessidade de apresentar, com transparência e tranquilidade, todos os dados referentes à situação financeira do município", afirmou.

O gestor destacou também a importância de recomeçar a relação com os professores, reconhecendo os desafios à mudança em uma categoria volumosa. "Isso gera conflito, mas entendemos que é extremamente necessário. Se não fosse, não iríamos propor. A partir de agora, queremos estreitar essa negociação com a categoria, teremos reuniões, propostas, contrapropostas. Estamos abertos ao diálogo. Se não ocorrer diálogo, não será da nossa parte", concluiu Penso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas