CULTURA E TRADIÇÃO
Centelha da Chama Crioula chega a Dois Irmãos e marca início dos Festejos Farroupilha na região
Cavaleiros da 30ª Região Tradicionalista saíram de Alegrete no dia 18 de agosto
Última atualização: 17/09/2024 16:08
Após 650 quilômetros percorridos, a centelha da Chama Crioula finalmente chegou a Dois Irmãos. A solenidade de entrega do símbolo que marca o início dos Festejos Farroupilha foi realizada nesta segunda-feira (2), em frente à Prefeitura Municipal. O evento, acompanhado por escolas e autoridades da cidade, teve apresentações de música e poesia.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Começa movimentação no 2º maior acampamento farroupilha do RS
A centelha saiu de Alegrete no dia 18 de agosto com a escolta de 14 cavaleiros da Guarda de Honra da Chama da 30ª Região Tradicionalista (RT), que representa 12 municípios do Vale do Sinos. O caminho foi desafiador, com estradas esburacadas e trajetos interrompidos.
“A primeira semana foi complicada, com chuvas e ventos fortes, mas o cansaço foi superado pela vontade de manter acesa a nossa tradição”, afirma o cavaleiro Marivaldo Antônio Cenci, que pela primeira vez participou da guarda.
FIQUE POR DENTRO: BR-116: Como estão as obras de rótula que dá acesso a bairro em Dois Irmãos?
Com o início de setembro, que tradicionalmente mobiliza o Estado em torno das comemorações gaudérias, a 30ª RT organiza uma programação intensa. Segundo o coordenador regional Carlos Moser, a participação da comunidade é fundamental.
“Nossa expectativa cultural e econômica é excelente. Já temos entidades tradicionalistas da região organizadas e, inclusive, Sapiranga com um Acampamento Farroupilha com mais de 80 piquetes”, destaca.
A expansão da Chama Crioula para outras entidades da 30ª RT está marcada para o domingo (8), a partir das 08 horas, na Associação Cultural de Tradições Gaúchas Portal da Serra, também em Dois Irmãos. Para o patrono dos festejos da 30ª Região, Alberto Ferreira, o significado de tradicionalismo é unir a família em torno de um propósito: celebrar o orgulho de ser gaúcho.
“O que esperamos neste mês farroupilha é dar continuidade na nossa tradição e celebrarmos nos galpões sempre com a família reunida e muitas crianças”, disse.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER