abc+

Censura? Companhia de Teatro alega questões políticas por cancelamento de apresentação na Feira do Livro

Cancelamento ocorreu após denúncias de um grupo conservador, que alegava "doutrinação de gênero"

Dário Gonçalves
Publicado em: 02/10/2024 às 18h:03 Última atualização: 02/10/2024 às 18h:04
Publicidade

Voltado para crianças de 0 a 4 anos, o espetáculo infantil “Cuco – A linguagem dos bebês no teatro”, foi retirado da programação da 41ª Feira do Livro de Ivoti de forma inesperada. A peça estava prevista para acontecer no último domingo (29) e, conforme relatos, pais chegaram a levar seus filhos para o show, mas foram informados que o espetáculo havia sido cancelado.

ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Espetáculo existe há 12 anos e é inspirado no ambiente da primeira infância | abc+



Espetáculo existe há 12 anos e é inspirado no ambiente da primeira infância

Foto: Cuco/Divulgação

A produtora do espetáculo, Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, alega que o cancelamento ocorreu após a mobilização de membros de um grupo no WhatsApp, que acusaram a peça de promover “ideologia de gênero”. Em uma nota de repúdio, o diretor artístico da Caixa do Elefante, Mário de Ballentti, diz que a determinação foi feita pelo prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann (PP), após pressão, sem maiores explicações.

O que diz a prefeitura:

Procurada, a Prefeitura de Ivoti, por meio da assessoria de imprensa, divulgou apenas uma nota sobre o assunto: “A fim de evitar que possíveis manifestações de protesto pudessem pôr em risco a continuidade da Feira do Livro, optou-se pelo cancelamento da apresentação”, é tudo o que diz.

A reportagem ainda questionou se a Prefeitura tinha conhecimento de que haveria manifestações que colocariam em risco a continuidade da feira ou a integridade dos envolvidos em um evento para bebês, contudo, a assessoria disse que se limitaria à nota divulgada. Também não houve resposta quando questionada se o fato configura censura.

Conforme o grupo do teatro, entre os líderes do grupo chamado “Pais Atentos”, estaria um coordenador de campanha de candidatos de extrema-direita à Câmara de Vereadores de Ivoti. Além do pedido de censura, o coordenador da campanha também teria pedido a exoneração da secretária de Cultura e Turismo do município, Raiama Trenkel.

Peça existe há mais de 12 anos

De acordo com Ballentti, Cuco é a primeira montagem teatral gaúcha para bebês e vem sendo apresentada há mais de 12 anos. “A secretaria (de Cultura) comunicou o cancelamento por telefone, na quarta-feira (25), mas até o domingo (29), o grupo não foi oficializado”, informou.

“Somos atores profissionais que estudam a primeira infância e suas especificidades. O teatro virou um problema para as secretarias de educação e cultura, as escolas e eventos culturais estão com medo do teatro. De repente, pessoas incultas e reacionárias passaram a intervir diretamente no conteúdo das peças, como se tudo que falássemos estivesse destruindo valores morais, pondo em risco a integridade das crianças”, diz trecho da nota de Ballentti, que acompanha um Abaixo-Assinado contra a decisão.

A Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) manifestou solidariedade ao grupo Caixa do Elefante “diante da censura imposta ao espetáculo Cuco – A Linguagem dos Bebês no Teatro, ocorrida na 41ª Feira do Livro de Ivoti/RS.”

“Conhecemos de perto a qualidade artística e educativa desse espetáculo, que ao longo dos anos encantou milhares de famílias e crianças, sem jamais incitar qualquer tipo de conteúdo “político” ou “doutrinador”. Cuco é um espetáculo sensorial, cuidadosamente pensado para bebês, focado em cores, sons e texturas, proporcionando uma experiência enriquecedora para os pequenos e seus pais”, diz trecho da nota da ABTB.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade