Um alerta de risco de temporal foi emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na noite desta quinta-feira (7). De acordo com o comunicado, há possibilidade de chuvas e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso tem validade até as 10 horas da sexta-feira (8).
Segundo a MetSul Meteorologia, o tempo começou a mudar nesta quinta-feira. A chuva formada por ar quente e úmido, já atingiu pontos da metade norte do Estado entre a tarde e o começo da noite. Também chou muito forte no noroeste gaúcho. Em Santo Augusto, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 70 mm em apenas 3 horas. Em Palmeiras da Missão, também no noroeste, foram 20 mm em apenas 1 hora.
No entanto, a MetSul alerta que a grande virada no tempo deve ser nesta sexta-feira, quando a nebulosidade aumenta muito com o predomínio do céu nublado a encoberto, embora o sol possa aparecer em alguns momentos em parte do território gaúcho. A chuva que alcança alguma regiões ainda na madrugada toma conta do Estado no decorrer do dia.
Os meteorologistas alertam para o risco de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período em algumas localidades. Conforme a MetSul, há risco de temporais localizados com raios e vento forte. O alerta também é válido para o sábado (9).
Neste período, há elevado risco de formação de tempestades que, isoladamente, podem ser fortes a severas, com possibilidade de transtornos e danos por conta da chuva volumosa ou vendavais.
Apesar de que chuva forte e temporais possam ocorrer entre a madrugada e de manhã nos dois dias, a probabilidade maior de instabilidade forte se dará da tarde para a noite tanto nesta sexta como no sábado, uma vez que o aquecimento diurno forma nuvens mais carregadas. Os maiores acumulados devem se dar nas Metades Oeste, Centro e na Metade Norte do estado com volumes acima de 50 mm em muitas cidades e acumulados pontuais até de 100 mm a 150 mm.
A atmosfera vai estar muito propícia a temporais isolados com vendavais, não se descartando rajadas perto e acima de 100 km/h em algumas cidades, em particular da tarde para a noite de sábado.
Temperaturas na região
De acordo com a MetSul, nesta sexta-feira, nos vales do Sinos, Paranhana e Caí, a temperatura deve oscilar entre 21 e 28°C. Na região metropolitana de Porto Alegre, as marcas devem ser de 22 a 28°C. Já na Serra, os termômetros podem variar entre 16 e 23°C, enquanto o litoral norte deve ter registros entre mínima de 22 e máxima de 23°.
No sábado, nos vales do Sinos, Paranhana e Caí, os termômetros variam entre 21 e 31°C. Na região metropolitana da Capital, fica entre 22 e 30°C e na Serra de 17 a 25°C.
LEIA TAMBÉM