abc+

ESTADO MAIS VELHO

CENSO 2022: Rio Grande do Sul é o Estado com população mais velha do País, revela IBGE

Dos 10 municípios com maior média de idade do Brasil, nove são gaúchos

Eduardo Amaral
Publicado em: 27/10/2023 às 12h:04
Publicidade

A população brasileira está em processo de envelhecimento e, nesse contexto, o Rio Grande do Sul sai na frente. Os dados foram apurados pelo Censo 2022 e foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

OS SEGREDOS DA CIDADE QUE MAIS ATRAI MORADORES NO RS, SEGUNDO O CENSO DE 2022

Dados do Censo apontam evelhecimento geral da população brasileira | Jornal NH



Dados do Censo apontam evelhecimento geral da população brasileira

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial/Arquivo

No País, a média de idade da população é de 35 anos. Já entre os gaúchos essa idade média é de 38 anos. Um dado complementar que que confirma a mudança de perfil da população é o índice de envelhecimento, que no Brasil é de 55,2, enquanto que entre os gaúchos este índice é de 80,4.

Com o alto índice de envelhecimento, o Rio Grande do Sul também tem a cidade do País com maior proporção de idosos. Trata-se de Coqueiro Baixo, município do Vale do Taquari.

O índice de envelhecimento no município é de 277,14 e a idade média é de 53 anos. Com 1.290 habitantes, o município tem uma economia predominantemente rural, característica que segundo o IBGE é um dos fatores sociais que contribui para o envelhecimento da população, já que os mais jovens tendem a procurar cidades maiores em busca de oportunidades de trabalho.

Dos dez municípios brasileiros com maior índice de envelhecimento, nove estão no Rio Grande do Sul: Coqueiro Baixo, Santa Tereza, União da Serra, Coronel Pilar, Relvado, Floriano Peixoto, Monte Belo do Sul e Ivorá.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade