A passagem de um vendaval violento causou destruição e prejuízo em Harmonia. Às 17h30 deste sábado (28), moradores ainda estavam atordoados por causa do impacto da tempestade das 14h30 e que durou cerca de cinco minutos. Na área central, é difícil encontrar uma casa que não tenha sido danificada. Segundo a MetSul, há indicativos de que a força os ventos tenha superado 100 km/h. Um morador relatou que o lugar parece “um cenário de guerra, a área central está devastada”.
Segundo a prefeitura, dezenas de residências ficaram destelhadas. O ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Jacob Hoff veio abaixo. O mesmo aconteceu com o prédio de um morador que era usado para armazenar produtos diversos, nenhuma parede ficou em pé. A sede da Associação de Cultural Educando para o Futuro (ACEFH) também teve o teto arrancado pela força dos ventos.
A prefeitura mantém contato com a Defesa Civil estadual em busca de suporte para o município. Os Bombeiros Voluntários e Brigada Militar estão mobilizados no auxílio com lonas e desobstrução de vias que ficaram interrompidas com vegetação. Harmonia tem cerca de 5 mil habitantes, a maioria mora na área urbana, local afetado pelo evento climático. Até as 18 horas, a energia elétrica não havia sido restabelecida. Quatro geradores já foram instalados em pontos específicos para manter o abastecimento de água no município.
A prefeitura orienta que os moradores que precisarem de suporte façam contato com os Bombeiros Voluntários pelo telefone (51) 99971.6290. Para receber atendimento, é necessário fornecer dados de identificação e de local atingido.
Às 18 horas, horário de publicação da reportagem, não havia informação de feridos.
LEIA TAMBÉM
Moradores registram passagem de vendaval por Harmonia
- Categorias
- Tags