abc+

CRISTIANISMO

Celebração da Quarta-feira de Cinzas marca início da quaresma

Lançamento da Campanha da Fraternidade, com o tema "Fraternidade e amizade social" e lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", também ocorre nesta quarta-feira

Débora Ertel
Publicado em: 13/02/2024 às 18h:21 Última atualização: 14/02/2024 às 09h:49
Publicidade

Nesta quarta-feira (14), começa a quaresma, período de 40 dias que vai da Quarta-feira de Cinzas e até o início da Semana Santa, em preparação para a festa de Páscoa, comemorada em 31 de março. O tempo de reflexão, marcado pela prática da penitência, oração e caridade, é comum aos cristãos de todo o mundo.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

No Brasil, desde 1964 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica promove Campanha da Fraternidade (CF).

Quarta-feira de cinzas  | abc+



Quarta-feira de cinzas

Foto: Reprodução/Vatican News

Em 2024, o tema proposto é “Fraternidade e amizade social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, versículo bíblico do evangelho de São Mateus. Conforme a CNBB, a campanha, que chega aos 60 anos em 2024, tem o objetivo de despertar a beleza da fraternidade humana aberta a todos, “para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão”.

Conforme o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, dom João Salm, a CF busca dar uma dimensão mais fraterna para o processo de conversão que deve ser vivido durante a quaresma. “Essa conversão não pode ignorar melhora nas relações com os outros, isso é caridade”, diz.

De acordo com ele, o tema escolhido pela CNBB é uma oportunidade de viver o cristianismo, principalmente diante do cenário de desencontros e separações entre as pessoas, muitas vezes fruto de discussões em redes sociais, onde se propagam mentiras. “Precisamos superar isso. Sugiro que todos leiam o texto-base da CNBB para que se compreenda a proposta e não se alimente preconceitos. Não existe uma fé cristã autêntica sem compromisso com o outro”, declara.

Dom João Salm vai presidir a missa de quarta-feira de cinzas às 18 horas na Catedral São Luiz Gonzaga | abc+



Dom João Salm vai presidir a missa de quarta-feira de cinzas às 18 horas na Catedral São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação/Catedral São Luiz Gonzaga

Na Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo, haverá missa com imposição das cinzas às 12 horas e às 18h30, sendo a última presidida por dom João. Em Montenegro, o bispo da Diocese de Montenegro, dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, preside a missa às 19h30. O encontro de abertura da CF em Montenegro será antes, às 8h30, na Cúria Diocesana, com presença das pastorais sociais da diocese, conselhos tutelares e fazendas de recuperação.

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Em 1º de fevereiro, o Papa Francisco divulgou uma mensagem para a quaresma, com o tema “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”.

Na mensagem, o Pontífice diz que a humanidade de hoje atingiu “níveis de desenvolvimento científico, técnico, cultural e jurídico capazes de garantir dignidade a todos”. Mas existe o risco de que, sem rever os estilos de vida, se caia na “escravidão” de práticas que arruínam o planeta e alimentam as desigualdades.

As cinzas, utilizadas para traçar um sinal da cruz na testa dos fiéis, são feitas a partir dos ramos abençoados na celebração do Domingo de Ramos, domingo anterior à Páscoa, da celebração do ano passado. As cinzas são um sinal de conversão e lembram que a morte é uma realidade à espera a todos os homens, que vieram do pó (lembrando da criação de Adão e Eva) e ao pó voltarão. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade