MINUANO

Cavalgada mantém tradicionalismo gaúcho, contato com natureza e formação de amizades

Evento na região iniciou na sexta-feira e segue até domingo (4); em torno de 90 cavalarianos participam

Publicado em: 03/08/2024 15:30
Última atualização: 03/08/2024 15:31

A 24ª Cavalgada do Minuano da 30ª Região Tradicionalista do MTG/RS, que iniciou na sexta-feira e segue até domingo (4), reúne em torno de 90 cavalarianos.

O coordenador da 30ª RT, explica que as cavalgadas integram o Movimento Tradicionalista Gaúcho e é um dos poucos, se não o única atividade, que permite a participação do filho, do pai, da mãe, do avô, da avó e quem sabe até do bisavô. "É um evento de integração", sublinha, acrescentando que ela serve para que os recantos da região sejam conhecidos.


Cavalarianos passaram por interior de Estância Velha na manhã de sábado Foto: Susi Mello/GES-Especial

Ano a ano, segundo Moser, há aumento na participação de famílias inteiras que conseguem ter uma atividade durante o final de semana em contato com a natureza e boas amizades. A organização da cavalgada, conta, tem locais de refeição, paradas para senhoras, cavaleiros e para as crianças irem ao sanitário, locais condizentes para a receptividade dos animais, para almoço, jantar e café.

LEIA TAMBÉM: NOTA FISCAL GAÚCHA: Saiba para qual cidade saiu o prêmio de R$ 50 mil e confira os demais ganhadores de julho 

"São vários motivos e digo, sem medo de fazer uma colocação que, de repente, não vá condizer ali na frente com a realidade. Haverá um tempo que nós, um movimento que se forjou de um homem do campo, se forjou com um homem lidando a cavalo, não nos será mais facultado essa atividade. E essa atividade será somente lúdica no pensamento das pessoas. Então eu acho que as famílias sentem isso, presentem isso, veem essa necessidade e acabam participando das cavalgada", conclui Moser.

CONFIRA: Palestra de Gabriel Carneiro será destaque na CDL-NH em agosto 

Conforme o capataz da cavalgada, o presidente do conselho fiscal do CTG Terra Nativa (Novo Hamburgo), Marivaldo Antônio Cenci, essa edição tem participação de Novo Hamburgo, Lindolfo Collor, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Santa Maria do Herval, São Leopoldo.


Cavalarianos passaram por interior de Estância Velha na manhã de sábado Foto: Susi Mello/GES-Especial

Os cavalarianos concentraram-se na sexta, no CTG Capivarense, em Lindolfo Collor. Na manhã deste sábado, tiveram uma pausa no CTG Serigote (Estância Velha), almoçaram no CTG Estância da Liberdade (Novo Hamburgo) e o pouso será no CTG M Bororé (Campo Bom).

No domingo, a saída às 8 horas será para a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (Novo Hamburgo), com almoço de confraternização e entrega de premiações. "É um momento de lazer e, especialmente, para manter as tradições, recordando dos antepassados na lida de campo, que era basicamente feita com cavalo", salienta Marivaldo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas