Mais de 170 cavalarianos participaram da 11ª Cavalgada da Amizade de Ivoti, que iniciou na sexta-feira (26) e terminou no domingo (28). Segundo o coordenador do evento, Pedro Câmara, houve um aumento aproximado de 30% no número de participantes em relação ao ano passado.
Além de Ivoti, a edição deste ano reuniu tradicionalistas de Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, São Leopoldo, Ibirapuitã, Porto Alegre, Teutônia e Vale Real.
Câmara salienta que o objetivo do evento é a integração, reforçar e formar amizades, preservando as tradições gaúchas. “Os nossos antepassados usavam o cavalo para o serviço e nós usamos para lazer, continuando com a cultura”, relembra.
A participação de CTGs e piquetes foi forte, reunindo famílias, com homens, mulheres, adolescentes e crianças. O patrão do piquete Creche do Jair, Jair Petry, informou que foram 25 cavalarianos do seu piquete de Estância Velha. “A cavalgada é boa e, por isso, viemos quase todos os anos. É bom participar com os amigos, faça chuva ou faça sol”, declarou.
De Novo Hamburgo, o CTG Essência da Tradição, do bairro Canudos, também teve um volume expressivo de integrantes. Ao todo, foram 15, desde os 6 anos até mais de 60 anos de idade. “A gente sempre faz amizade na cavalgada e trocamos visitas. Eles vão na nossa e nós viemos nas deles, pois sempre engrandece a nossa cultura”, relatou.
O trajeto começou no piquete Alma Gaúcha, no Núcleo de Casas Enxaimel, seguiu para Campo do Avante, na localidade de Picada Feijão, e teve uma parada no Piquete do Prida. Depois teve um desfile no Centro de Ivoti, encerrando com o almoço, sorteio de brindes e premiação no CTG Sentinela da Tradição.
LEIA TAMBÉM