O solo encharcado com os quase 80 milímetros de chuva do domingo (12) não resistiu em um dos morros de Igrejinha, no Vale do Paranhana. A terra cedeu por volta da 1 hora desta segunda-feira (13) e despencou sobre uma casa de madeira onde viviam duas pessoas e alguns cachorros.
Não sobrou nada que lembrasse a moradia localizada na Rua Willi Flesch, no bairro Viaduto. Apesar do estrago, o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade (CBVI) conseguiu resgatar pai e filho e os animais. Todos vivos. Os dois foram encaminhados para avaliação médica*.
O comandante do CBVI, Graciano Ronnau, explicou que a região onde houve o desmoronamento de terra era monitorada há cerca de cinco dias. A área, segundo ele, já tinha rachaduras e fendas em trechos do solo. Por isso os moradores foram orientados a deixar as casas, sob risco de deslizamentos.
Depois de salvar os moradores da residência atingida, os bombeiros voluntários também alertaram a família da casa vizinha que deixasse o local. Ronnau destacou que ainda há chance de que a área seja atingida por queda de terra e que toda a encosta daquela região tem este alerta. Na última quarta-feira, em um único dia, o CBVI atendeu 1,5 mil pessoas.
Nesta manhã, chovia fraco em Igrejinha. Até ontem à noite, a cidade ainda tinha pontos de alagamento.
Quem precisar de ajuda do CBVI pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9791-0170.
*Às 14h20 a reportagem foi atualizada após a confirmação de que se tratavam de pai e filho os, feridos no desmoronamento, e não um casal, como inicialmente as autoridades haviam informado.
LEIA TAMBÉM